
SMTT apresenta plano para abrir 4 ruas no Corredor Vera Arruda, em Maceió
Decisão sobre mudança na região ainda está indefinida e depende de estudos aprimorados. Se for aprovada, liberação do tráfego de veículo será das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) apresentou nesta quinta-feira (23) os estudos técnicos feitos sobre as possíveis mudanças no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, em Maceió. Quatro ruas devem ser abertas com trânsito liberado em horário comercial, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira (veja mais abaixo quais são as ruas).
A abertura do Vera Arruda ainda está em discussão e, há uma semana, uma consulta pública foi aberta para questionar a população sobre o assunto. Segundo a SMTT, a decisão final depende de estudos aprimorados que ainda estão sendo feitos e a consulta pública, apesar de não ser decisiva, será considerada.
Um dos objetivos de abertura das ruas do corredor Vera Arruda é diminuir o tempo de viagem de quem utiliza o transporte público. A SMTT argumenta que a abertura diminuiria pela metade o tempo gasto nos trajetos na região.
"Quem se posiciona contra uma ação como essa está indo contra a quem mais ganha que, é a população que utiliza o transporte público", diz Luciano Martins, diretor técnico de obras viárias do Município.
Contudo, uma especialista em mobilidade urbana ouvida pelo g1 avaliou que a melhoria do trânsito proporcionada pela abertura de ruas seria apenas paliativa. Para Jéssica Lima, doutora em transportes e gestão das infraestruturas urbanas e professora do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em até cinco anos, o trânsito na região voltará ao patamar original.
O Vera Arruda é um espaço de lazer e esportes com quase 1,5 quilômetro de extensão, segundo a prefeitura. O corredor possui 15 ruas, das quais apenas duas são acessíveis para veículos.
"Falta o término da consulta pública e o término do projeto como um todo [para que seja tomada a decisão final]. Questão de sinalização, limitação de estacionamento em alguns horários. No início do próximo mês acredito que a gente consiga cumprir a parte do projeto e também finalizar a consulta pública", afirmou André Costa, superintendente da SMTT.
RUAS QUE DEVEM SER ABERTAS NO VERA ARRUDA
Se for aprovada a mudança no Corredor Vera Arruda, as ruas que devem ser abertas são as seguintes:
Rua Carlos Gomes da Silva com a Rua Olinda Campos Teixeira
Rua Raphael Perreli com a Rua Drª Rosa Cabús
Rua Industrial José Otávio Moreira com a Rua Cônego Antônio Firmino Vasconcelos
Rua general Newton de Andrade
O tráfego de veículos seria liberado de 7h às 19h, com a utilização de semáforos que ficarão na cor verde durante todo o período. Para fiscalizar o cumprimento dos horários, a SMTT vai utilizar pistões hidráulicos, câmeras OCR e semáforos.
Aos fins de semana, feriados e de 19h às 7h nos dias úteis, o tráfego de veículos seria proibido na região e liberado para o lazer de pedestres e ciclistas.
SMTT apresenta projeto de aberura de quatro ruas do Corredor Vera Arruada, em Maceió — Foto: Heliana Gonçalves/g1
CONSULTA PÚBLICA
A consulta é realizada de forma online através do preenchimento de um formulário disponibilizado pela SMTT. Nele, além da solicitação de alguns dados pessoais, é perguntado o grau de satisfação com trânsito na região do corredor, se é necessário que novas vias sejam abertas para permitir o fluxo de veículos e, se sim, quantas deveriam ser abertas.
A consulta levantou um acalorado debate nas redes socais entre as pessoas que defendem a abertura de novas vias para veículos motorizados como uma maneira de reduzir congestionamentos e as que avaliam que a mudança não teria efeito expressivo sobre o trânsito, apenas traria prejuízo à ocupação dos espaços públicos por pedestres e ciclistas.
A Câmara de Vereadores de Maceió aprovou um pedido de reunião feito pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para discutir a abertura de ruas no Corredor Vera Arruda. Ainda não foi definida uma data para a audiência.