Assine a newsletter
Sesau promove IV Fórum Alagoano de Prevenção e Posvenção do Suicídio
Divulgação
Saúde

Sesau promove IV Fórum Alagoano de Prevenção e Posvenção do Suicídio

Redação com assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas promoveu, em Maceió, o IV Fórum Alagoano de Prevenção ao Suicídio, reunindo profissionais da saúde, instituições e estudantes para discutir estratégias de prevenção e posvenção, com foco no acolhimento de familiares e comunidades afetadas. O evento abordou manejo do comportamento suicida, saúde mental de populações vulneráveis e de trabalhadores, reforçando a importância da atuação intersetorial e do acesso a serviços de escuta e apoio, dentro das ações do Setembro Amarelo.

A Supervisão Atenção Psicossocial (SUAP) e o Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio de Alagoas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveram, nesta terça-feira (30), o IV Fórum Alagoano de Prevenção ao Suicídio.

 

A iniciativa, destinada a profissionais das Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da I Macrorregião de Saúde, representantes de instituições governamentais e não governamentais, além de estudantes da área de saúde, aconteceu no auditório da Faculdade Estácio, localizada no bairro Jatiúca, em Maceió.

 

O fórum teve como objetivo discutir estratégias de prevenção e também de posvenção, que envolve o acolhimento e suporte a familiares e comunidades impactadas pelo suicídio. Durante o evento, os participantes puderam acompanhar palestras sobre manejo do comportamento suicida, relato de vivências sobre saúde mental das populações mais vulnerabilizadas, a prevenção do suicídio e a saúde mental do trabalhador e da trabalhadora.


A assessora técnica da SUAP, Wilzacler Rosa e Silva, ressaltou que o evento é uma oportunidade para discutir de forma intersetorial sobre a conscientização a prevenção ao suicídio. “A prevenção ao suicídio não pode ser tratada apenas pela saúde. Discutir de forma intersetorial é fundamental para que possamos construir uma rede sólida de cuidado, capaz de identificar sinais de alerta e oferecer apoio em diferentes espaços”, destacou.

 

“Nosso papel é garantir que a população tenha acesso a serviços de acolhimento, escuta e apoio, porque falar sobre o tema é também uma forma de cuidar da vida”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

 


Setembro Amarelo

 

A Campanha Setembro Amarelo, voltada à prevenção ao suicídio, teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Redação com assessoria

Notícias relacionadas