Assine a newsletter
Sesau promove II Encontro de Profissionais de Educação Física do SUS em Alagoas
Divulgação
Alagoas

Sesau promove II Encontro de Profissionais de Educação Física do SUS em Alagoas

Assessoria

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta segunda-feira (1°), o II Encontro de Profissionais de Educação Física do SUS de Alagoas. O evento aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro do Trapiche, em Maceió, reunindo estudantes, profissionais e gestores municipais e estaduais.

O encontro teve como objetivo fortalecer o papel estratégico da categoria na promoção da saúde, destacando a importância da prática regular de atividade física e de um estilo de vida saudável na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da população. Isso porque estudos científicos comprovam que a prática de atividades físicas evita doenças como a diabetes e hipertensão arterial.

O profissional de Educação Física da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, Everton Carnaúba, ressaltou a importância da iniciativa. “O evento teve o objetivo de discutir políticas públicas, compartilhar experiências exitosas e apontar desafios e metas para a atenção básica, média e alta complexidade. Foi um momento de valorização da nossa categoria e de integração entre profissionais que atuam em diferentes realidades”, destacou.

Já a professora da Uncisal, Flávia Canuto, reforçou o papel da universidade no apoio à formação e capacitação dos profissionais que atuam no SUS. “Recebemos colegas de todo o estado para refletir sobre a relevância da atividade física no sistema público de saúde. Nosso objetivo é apoiá-los, discutindo demandas e propondo caminhos para que possam atuar cada vez melhor em seus territórios”, explicou.

A diretora de Promoção à Saúde de Arapiraca, também profissional de Educação Física, Rafaela Nóbrega, destacou que o encontro foi além da celebração da data. “Esse evento é, ao mesmo tempo, um espaço de comemoração e de fortalecimento. Discutir a promoção da atividade física no SUS significa ampliar nossas possibilidades de atuação para solucionar problemas de saúde da população, sempre por meio da nossa área”, afirmou.

Programação

A programação contou com a palestra “Planejamento, Monitoramento e Avaliação como Ferramentas de Gestão Estratégica da Promoção da Atividade Física no SUS”, ministrada pela professora Jéssyka Barbosa. Em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Intervenções de Atividade Física e Práticas Corporais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): do Planejamento à Avaliação”, conduzida pela professora Crystiane Toscano.

Além disso, foi realizada a Mostra de Experiências Exitosas e o Minicurso “Saúde Digital e Educação Física no SUS: Qualificando Registros no e-SUS/PEC”. As ações foram coordenadas pela professora Rafaela Nóbrega, coordenadora das Academias da Saúde de Arapiraca, e pela enfermeira Myrna Albuquerque, coordenadora do Sistema de Informação para Atenção Básica (Sisab) do município.

Assessoria

Notícias relacionadas