Assine a newsletter
'Seguirei lutando por vocês no Senado', diz Rodrigo Cunha após reeleição de Paulo Dantas em AL
Rodrigo Cunha (UNIÃO) foi eleito governador de Alagoas no segundo turno das eleições — Foto: Heliana Gonçalves/g1
Política

'Seguirei lutando por vocês no Senado', diz Rodrigo Cunha após reeleição de Paulo Dantas em AL

G1 AL

Candidato do União Brasil ao governo do Estado perdeu a eleição para o candidato do MDB, ficando com 47,67% dos votos válidos (759.984 votos).

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a reeleição de Paulo Dantas (MDB) ao governo de Alagoas, o candidato do União BrasilRodrigo Cunha, fez um post em suas redes sociais para agradecer os votos que recebeu de deus eleitores.

"Seguirei lutando por vocês no Senado Federal, fiscalizando e cobrando respeito e dignidade para o nosso povo. Alagoas merece mais", publicou Rodrigo Cunha em suas redes sociais.

Com 100% das urnas apuradas, Rodrigo Cunha tinha 47,67% dos votos válidos, o equivalente a 759.984 votos. Já Paulo Dantas teve 52,33% dos votos válidos (834.278 votos). Até as 20h55, o candidato derrotado ainda não tinha feito nenhum post parabenizando o governador reeleito.

A derrota de Rodrigo Cunha representa também a derrota de Arthur Lira (PP), seu padrinho político, para Renan Calheiros (MDB), que articulou a candidatura de Paulo Dantas. A eleição foi marcada por troca de acusações nas redes sociais entre os principais articuladores políticos do estado na Câmara Federal e no Senado.

Rodrigo Santos Cunha nasceu em 11 de maio de 1981. Ele atualmente é Senador e tem 41 anos. É filho de Ceci Cunha, deputada federal assinada em 1998 com o marido, pai de Rodrigo, e mais dois parentes, em um dos crimes políticos de maior repercussão em todo o país, chamado de Chacina da Gruta.

Candidato Rodrigo Cunha (UNIÃO) votou por volta das 11h, em Arapiraca, Alagoas, ao lado da namorada Millane Hora — Foto: Nick Marone/TV Gazeta

Candidato Rodrigo Cunha (UNIÃO) votou por volta das 11h, em Arapiraca, Alagoas, ao lado da namorada Millane Hora — Foto: Nick Marone/TV Gazeta

COLIGAÇÃO

Rodrigo Cunha e Jó Pereira, sua candidata a vice-governadora, fazem parte da coligação UNIÃO e federação PSDB - Cidadania, PSB e PP. Atualmente, essa modalidade de aliança é permitida apenas nas eleições majoritárias, como para governador e senador.

Rodrigo Cunha não declarou apoio a nenhum dos dois candidatos à presidência no 2ºturno, mas a vice, Jó Pereira, participou de um culto em Maceió com a presença da primeira dama Michelle Bolsonaro e da senadora eleita Damares Alves.

Embora não tenha se posicionado diretamente, seus aliados políticos são aliados de primeira hora de Jair Bolsonaro (PL), que perdeu a eleição para Lula (PT). Arthur Lira (PP), reeleito deputado federal, fez campanha para Bolsonaro durante durante todo o período eleitoral. Assim como JHC, que deixou o PSB para se filiar ao PL na reta final da campanha.

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Rodrigo Cunha participou de sua terceira eleição como candidato. Em 2018, foi o senador mais votado de Alagoas, com 895.738 votos. Quando se elegeu deputado estadual, em 2014, também foi o candidato mais votado à época.

É formado em direito e tem pós-graduação em gestão de projetos e direito do consumidor. Foi superintendente do Procon em Alagoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons. Em 2013, foi eleito membro da Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e Acesso à Justiça.

Nos dois primeiros anos de mandato no Senado Federal, Rodrigo presidiu a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), por onde passam temas de grande relevância para o país. É da CTFC a missão de monitorar os gastos públicos; fiscalizar os atos do governo federal e atuar para prevenir a corrupção.

Atualmente, é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT), responsável pela análise de projetos que envolvam tecnologia e inovação, assim como fomento à pesquisa e ao desenvolvimento em nosso país.

Eleições em Alagoas (De Água Branca a Flexeiras): Veja como foi a votação no 2° turno

G1 AL

Notícias relacionadas