
Seduc fortalece gestão escolar com formação de mais de 2.300 professores
A Seduc concluiu mais uma etapa do Formage, curso de formação para preparar professores que desejam atuar como gestores escolares na rede estadual. A iniciativa, que já certificou mais de 2.300 docentes, fortalece a gestão democrática, amplia a liderança pedagógica e melhora o ambiente escolar, refletindo diretamente na aprendizagem dos alunos. Apesar do desafio do acompanhamento em formato 100% online, a secretaria planeja inovações para 2026, como encontros síncronos e aprimoramento da plataforma EAD, visando manter um banco de gestores qualificados e engajados.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) concluiu, esta semana, mais uma etapa do Formage – Curso de Formação em Gestão Escolar, ferramenta essencial para preparar professores que desejam assumir a função de gestores nas unidades de ensino da Rede Estadual.
De acordo com o superintendente da Rede Estadual de Ensino, Artur Ferreira, o curso tem relevância estratégica, pois oferece a base necessária para atuação e liderança dos futuros gestores escolares.
“O Formage aborda as quatro dimensões da gestão escolar – Político-Institucional, Pedagógica, Administrativo-Financeira e Pessoal/Relacional –, em consonância com a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar”, destacou.
Gestão democrática e resultados positivos
Um dos diferenciais do curso está no fortalecimento da gestão democrática, promovendo liderança participativa e colaborativa.
“O Formage amplia o conhecimento dos gestores sobre práticas que incentivam a participação de professores, alunos, pais e comunidade na tomada de decisões. Isso gera um ambiente escolar mais inclusivo e eficiente, garantindo autonomia, responsabilização e melhoria contínua da qualidade educacional”, explicou Cristiane Souza, gerente especial de Acompanhamento e Assistência à Gestão Escolar.
Na avaliação realizada, os principais pontos positivos foram a facilidade de acesso ao curso na modalidade EAD e a criação de um banco de professores certificados, aptos a participar da primeira etapa do processo de escolha de gestores.
Até o momento, 3.347 professores se inscreveram em quatro edições, com mais de 2.300 certificados e índice de aprovação de 70%. Todos os atuais gestores da rede concluíram a formação.
Além dos números, mudanças já são perceptíveis na prática. Segundo Artur, os gestores estão “mais envolvidos com as demandas da escola que vão além da gestão administrativa e financeira, desempenhando papel de líderes pedagógicos e fortalecendo os processos de ensino e aprendizagem”.
Desafios e próximos passos
O maior desafio identificado foi o acompanhamento dos cursistas em uma formação 100% online, exigindo a atuação próxima de tutores. Para superar esse ponto, a Seduc já planeja inovações para 2026:
• Ampliação do prazo de conclusão das atividades;
• Realização de encontros síncronos com tutores;
• Inclusão de conteúdos produzidos pela Rede Estadual;
• Aprimoramento da plataforma EAD;
• Avaliação contínua do curso.
O compromisso é manter a periodicidade da oferta. “O Decreto nº 93.688/2023 prevê que o curso seja ofertado a cada dois anos. Porém, a Seduc já realizou cinco edições entre 2023 e 2025 e pretende seguir ampliando para mantermos um banco de professores preparados”, ressaltou Artur .
Impacto na aprendizagem dos estudantes
Os efeitos positivos da formação vão além da gestão escolar e chegam diretamente aos alunos. Uma direção bem preparada contribui para a redução da evasão escolar, melhoria do clima institucional, apoio ao trabalho docente e foco na aprendizagem.
“Quando os gestores ampliam seus saberes, não beneficiam apenas a si mesmos, mas toda a comunidade escolar, resultando em uma escola mais democrática e centrada no aprendizado”, destacou Cristiane.
Diferencial e mensagem final
Outro aspecto de destaque é que o Formage foi desenvolvido pelos próprios técnicos da Seduc, respeitando a realidade de Alagoas e adaptando os referenciais nacionais ao território local.
Para os professores que concluíram a formação, a mensagem é de incentivo e reconhecimento.
“Parabenizamos todos os cursistas. Esse é apenas o começo de uma jornada. Que os conhecimentos adquiridos fortaleçam a prática e se traduzam em ações que promovam inclusão, inovação e qualidade na educação”, concluiu o superintendente Artur.