Assine a newsletter
Secretaria marca início do Junho Violeta com iluminação do Museu Palácio com premiação
Divulgação
Alagoas

Secretaria marca início do Junho Violeta com iluminação do Museu Palácio com premiação

Assessoria

Como parte das atividades do Junho Violeta, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) premiou dez ações significativas de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa na terça-feira (3), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), em Jacarecica. Na segunda-feira (2), a fachada do Museu Palácio Floriano Peixoto recebeu a iluminação nas cores da campanha para chamar a atenção sobre os desafios de a população lidar com envelhecimento. 

Além de reconhecer iniciativas inovadoras, Tereza Nelma disse que a premiação estimula também a criação de novas abordagens e soluções para os desafios do envelhecimento. “A premiação garante credibilidade e legitimidade aos projetos vencedores, permitindo que ampliem parcerias e conquistem mais recursos, bem como influenciam a formação de políticas públicas, locais e estaduais, com maior perspectiva de garantia de direitos e proteção à pessoa idosa”, destacou. 

O presidente da Comissão da Pessoa Idosa da OAB/AL, Gilberto Irineu, classificou a cerimônia como um sinal de esperança para as pessoas idosas. “Essa iniciativa é um reconhecimento às ações exitosas e também revela o compromisso da secretária Tereza Nelma com entidades, instituições e órgãos públicos que atuam na defesa e proteção das pessoas idosas. Essa premiação vai motivar o desenvolvimento de outras ações em benefício desta população vulnerável nos próximos anos”, disse. 

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Alagoas (CEDP/AL), Marta Marisa Lins, destacou a importância da iniciativa da Secdef para romper a invisibilidade, superar estigmas e preconceitos associados à velhice. “Essas iniciativas, como por exemplo, a premiação promovida por Tereza Nelma, são essenciais para ampliar ações voltadas à população idosa e assim ofertar serviços eficazes ao envelhecimento saudável da população”, destacou. 

Denominada de "Premiação de Experiências Exitosas no Âmbito da Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa" da Secdef, a iniciativa teve o objetivo de fomentar a criação de políticas públicas eficazes para os idosos, dando visibilidade a projetos inovadores e estimulando a troca de boas práticas entre os diversos atores da rede de garantia de direitos. O Governo de Alagoas, por meio da Secdef, lançou um edital de chamamento público para premiar essas experiências. 

Iniciativas premiadas 

As ações premiadas foram o Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP); Saber Viver 60+, da TV Assembleia; Saúde na Praça, do Centro Universitário Cesmac; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do Grupo Renascer, de Messias; Educação e Direito de Todos, da Casa do Idoso; Despertando Vidas, da Pestalozzi; Projeto Vida Plena, do Instituto Novo Horizonte; Vozes do Tempo, do Lar do Idoso São Vicente de Paula; Projeto Dança e Tradição, da Secretaria Municipal de Assistência Social, de São Sebastião, e Interações que Transformam o Trato de Saberes entre Gerações, da Sociedade São Vicente de Paula, de Santana do Ipanema. 

Iluminação violeta 

Na segunda-feira (2), a Secdef deu início oficial ao Junho Violeta, com a simbólica iluminação da fachada do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa). As luzes, que foram acessas nas cores da campanha às 17h, tem a proposta de chamar a atenção da sociedade e reafirmar o compromisso do Estado com o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. 

Mais ações 

A Secdef realizará ainda durante todo o mês diversas atividades com a temática de proteção e garantia aos direitos das pessoas idosas, a exemplo de capacitação sobre protocolo e fluxo de atendimento, campanhas de caráter educativo e de conscientização e encontros para discussão e promoção de políticas públicas de enfrentamento e eventos culturais.

Assessoria

Notícias relacionadas