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Secom AL atesta 114 sites aptos às novas regras de publicidade institucional
Divulgação
Alagoas

Secom AL atesta 114 sites aptos às novas regras de publicidade institucional

Assessoria

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) de Alagoas revela que 118 veículos digitais de comunicação se cadastraram, até o momento, para divulgar a publicidade oficial do Governo do Estado. 

Aberto no dia 2 de junho deste ano, o cadastro é requisito obrigatório para portais de notícias, sites e blogs que desejam participar das contratações públicas de espaços publicitários, conforme estabelecido pela Instrução Normativa Secom nº 001/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 23 de maio. 

De acordo com o levantamento, dos cadastros realizados, 53 veículos se enquadram na Modalidade 1 da Instrução — que exige comprovação de média mensal mínima de 10 mil acessos, condição necessária para a veiculação de campanhas publicitárias de alcance amplo. 

Já na Modalidade 2 — voltada a públicos específicos —, foram registrados 61 veículos. Nessa categoria, segundo a Instrução Normativa, o veículo deverá comprovar que atende aos requisitos específicos de cada campanha, seja por seu caráter regional, temático e/ou segmentado. 

O secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, explica que os 118 veículos digitais cadastrados já estão aptos a participar das próximas campanhas institucionais do Governo do Estado. Ele destaca ainda que o cadastro permanecerá aberto durante todo o ano para novos interessados. 

“A diferença é que quem se cadastrou até o dia 30 [de junho] poderá receber as campanhas desses primeiros meses. Quem se cadastrou após essa data só entrará na próxima remessa, que ocorre a cada três meses, conforme estabelecido na Instrução Normativa”, afirma. 

Wendel Palhares ressalta que a iniciativa da Secom fortalece a transparência e a eficiência na comunicação institucional. “Vamos divulgar a lista dos veículos aptos na Agência Alagoas. Isso permite que o Governo seja mais transparente e eficaz na seleção, com base em critérios técnicos, garantindo planejamento estratégico e legalidade na aplicação dos recursos públicos. Para os veículos, essa iniciativa representa reconhecimento e valorização do trabalho profissional, ampliando suas oportunidades de monetização e fortalecendo a imprensa digital local como parceira na divulgação de informações de interesse público”, pontua. 

O secretário reforça que a medida visa dar mais transparência ao processo de contratação e assegurar o uso eficiente dos recursos públicos. “Estamos modernizando os critérios para acompanhar a evolução do mercado digital, com regras claras que beneficiam tanto o poder público quanto os veículos de comunicação”, conclui. 

Cadastro 

Os interessados em se cadastrar devem acessar o formulário eletrônico disponível [clicando aqui] e comprovar o atendimento aos seguintes requisitos técnicos: 

– Média mínima de 10 mil acessos mensais (equivalente a, aproximadamente, 335 acessos por dia) nos últimos três meses;

– Conteúdo atualizado e livre de informações falsas ou discriminatórias;

– Certificado de segurança (HTTPS) e políticas de privacidade em conformidade com a LGPD;

– Utilização da ferramenta Google Analytics 4 (GA4) por, no mínimo, 90 dias.

A íntegra da Instrução Normativa pode ser consultada na edição do Diário Oficial do Estado de 23 de maio de 2025, página 19. O descumprimento das metas estabelecidas poderá resultar no descredenciamento do veículo.

Assessoria

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