Assine a newsletter
Saúde reforça importância da vacina no Dia Mundial de Combate à Poliomielite
Maceió

Saúde reforça importância da vacina no Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Redação com assessoria

Neste Dia Mundial do Combate à Poliomielite (24 de outubro), Maceió reforça a importância da vacinação infantil para erradicar a doença, que pode causar paralisia dos membros inferiores. Segundo a coordenadora técnica de imunização, Eunice Amorim, crianças de seis meses a cinco anos devem ser vacinadas para garantir proteção. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde e em pontos fixos como o Maceió Shopping, o Shopping Pátio e o CAT do Corredor Vera Arruda. Em 2025, a capital já alcançou 81,86% de cobertura injetável (VIP) até agosto, superando os índices de 2024 e mostrando avanço nas ações de prevenção e conscientização.

Nesta sexta-feira(24), é celebrado o Dia Mundial do Combate à Poliomielite, que visa conscientizar e fortalecer a imunização para erradicar a doença através da vacinação. Conhecida também como paralisia infantil,  a doença causada por vírus é contagiosa e pode contaminar crianças e adultos por meio do contato com fezes ou secreções eliminadas pela boca de quem está infectado e, em casos graves, causa paralisia dos membros inferiores. 

Eunice Amorim, coordenadora Técnica de Imunização de Maceió, destaca que a vacinação é um método preventivo para o público infantil. “Crianças de seis meses à 5 anos de idade devem ser imunizadas contra a poliomielite com o intuito de criar anticorpos de modo a não desenvolver à doença. A campanha anual reforça essa prevenção e reafirma a importância da conscientização e o compromisso com a saúde pública”, reforça.

Em Maceió, as vacinas contra a poliomielite são ofertadas em todas as Unidades de saúde e em  pontos fixos, à exemplo o Maceió Shopping(Mangabeiras), Shopping Pátio(Cidade Universitária) e no Centro de Atendimento ao Turista(CAT), que se encontra no Corredor Vera Arruda(Jatiúca).

De acordo com a Secretaria de Saúde de Maceió(SMS),  a cobertura vacinal contra a poliomielite, na capital, em 2024 foi de 83,74% VIP(Injetável) e 80,80% VOP(Oral). Considerando a média estipulada pelo Ministério da Saúde(MS), de 95% de vacinação, Maceió se aproximou consideravelmente.

Em 2025, Maceió registrou, até o mês de agosto, 81,86% de imunização injetável (VIP), um registro alto comparado ao ano passado. Mesmo os dados sendo até agosto é um aumento considerável pensando que o ano ainda irá finalizar. Isso reflete positivamente a necessidade de mobilizar e criar estratégias de vacinação como método preventivo na capital alagoana, como vem acontecendo. Atualmente a categoria de vacinação por via oral não está mais nas ações de imunização, apenas se.ndo disponibilizada a vacina injetável.

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas