Samu atende vítimas de acidente com um morto e três feridos em Porto de Pedras
Um grave acidente envolvendo duas motocicletas e um carro na AL-465, em Porto de Pedras, deixou um jovem de 30 anos morto e três pessoas feridas na manhã de sábado (29). As equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros realizaram um complexo resgate, com uso de helicóptero e viaturas. Duas vítimas, ambas de 38 anos, estavam conscientes e foram levadas ao Hospital Regional do Norte, enquanto o motociclista que não usava capacete morreu no local com trauma grave e compressão corporal. O caso reforça a importância do uso de equipamentos de segurança no trânsito.
Uma grave colisão entre duas motocicletas e um carro deixou um morto e três pessoas feridas na manhã deste sábado (29), em trecho da rodovia AL-465, em Porto de Pedras, sentido Porto Calvo.
Os feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Regional do Norte (HRN). Um jovem de 30 anos morreu. Ele ficou com o corpo comprimido entre o tanque de combustível do veículo e o asfalto.
A ocorrência foi registrada às 7h19, pela Central de Regulação das Urgências (CRU).
Diante da complexidade do cenário, o médico regulador acionou imediatamente recursos avançados do Samu: um helicóptero do Departamento de Aviação de Alagoas (DEA), que faz parte do Programa Salva Mais do Governo do Estado, e duas equipes de Unidades de Suporte Básico (USB), além de viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). A operação de resgate foi coordenada pela equipe da CRU.
As pessoas feridas, uma do sexo feminino, de 38 anos, e outra do sexo masculino, também 38 anos, estavam conscientes e estáveis. A passageira de uma das motocicletas e que usava capacete, foi encontrada deitada deitada de costas na pista, com queixas de dor no ombro direito, escoriações e provável fratura do antebraço esquerdo com sinais vitais estáveis. Ela foi conduzida ao HRN após receber imobilização e suporte médico no local.
Já a vítima do sexo masculino, condutor de uma das motos e que não usava capacete, apresentava fratura na perna esquerda e dor nas costas, do lado direito. Seu estado geral clínico era estável, sendo conduzido à unidade hospitalar após receber suporte ventilatório e imobilização.
A outra vitima do sexo masculino, de 30 anos, já estava sem sinais vitais quando a equipe do Samu chegou ao local. Segundo o relatório médico, ele apresentava sinais de asfixia e trauma cranioencefálico (TCE), com cabeça, tórax e abdome severamente comprimidos. O óbito foi confirmado no local, antes da chegada dos socorristas.
O Corpo de Bombeiros executou o resgate do corpo do homem que morreu enquanto equipes do Samu mantinham os protocolos de estabilização das demais vítimas. A via foi interditada por cerca de duas horas para preservação do local e conclusão dos trabalhos de perícia.
Uso do capacete
O episódio reforça a importância do uso correto do capacete no trânsito, especialmente em rodovias com alta velocidade como a AL-465. “Esse acidente reflete uma realidade que enfrentamos diariamente: que pode ter sido a combinação de imprudência, velocidade e falta de uso de equipamentos de segurança gera consequências trágicas. O capacete salva vidas — e fez a diferença entre a vida e a morte para uma das vítimas”, destacou a coordenadora-geral do Samu em Alagoas, Beatriz Santana.
“Dirigir ou pilotar exige atenção constante. Um segundo de distração pode mudar vidas para sempre. Usar capacete, respeitar os limites de velocidade e não pilotar sob efeito de álcool ou cansaço são atitudes simples, mas essenciais”, concluiu Beatriz.
O corpo da vítima em óbito foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió para os procedimentos legais. As demais vítimas permanecem em observação no HRN, com previsão de alta nas próximas 48 horas.
Em caso de acidentes sua ligação pode salvar uma vida. Em emergências, disque 192.