Assine a newsletter
Salvador intensifica fiscalização contra bebidas alcoólicas clandestinas
Foto: Reprodução
Brasil/Mundo

Salvador intensifica fiscalização contra bebidas alcoólicas clandestinas

CNN Brasil

Intoxicação

Diante da situação nacional relacionada aos casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas clandestinas ou adulteradas, uma operação preventiva foi iniciada na quinta-feira (2) em Salvador.

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) vai intensificar nos próximos dias as ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados e outros pontos de venda. O objetivo é proteger a população e evitar que episódios semelhantes ocorram na capital baiana.

Até o momento, não há registros confirmados em Salvador relacionados ao surto identificado em outras cidades do país. No entanto, diante dos alertas emitidos pelo Ministério da Saúde e considerando o risco de circulação de bebidas de procedência duvidosa, a SMS adotou essas medidas.

 

Leia Mais

"Acho que tomei metanol", escreveu advogado do Prerrogativas morto em SP

Bebida batizada com metanol: 8 pessoas podem ter morrido pelo país

Bebida batizada com metanol: 8 pessoas podem ter morrido pelo país

Amigo posta vídeo de Hungria cantando e bebendo vodka antes de passar mal

Amigo posta vídeo de Hungria cantando e bebendo vodka antes de passar mal

Diante da gravidade, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para monitorar os casos e coordenar a resposta em todo o país. Além disso, orientações através de uma nota técnica também foram enviadas aos estados e municípios para que haja um padrão nas respostas e monitoramento com esses casos, realizar notificações imediatas e garantir a condução adequada do atendimento.

Por isso, a SMS reforça a orientação para que a população não consuma bebidas sem rótulo, selo fiscal ou procedência clara. Sabendo que, o metanol, substância tóxica usada em produtos industriais, quando ingerido em bebidas adulteradas, pode causar sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça intensa, visão turva, tontura e, em casos graves, levar à cegueira, insuficiência renal, coma ou até mesmo à morte.

A SMS destaca ainda que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos após ingestão de bebida alcoólica deve procurar imediatamente um serviço de saúde e, se possível, levar a embalagem do produto consumido para análise.

CNN Brasil

Notícias relacionadas