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Renan Filho faz rodada para atrair investidores ao PAC e prevê R$ 3,7 bi para recuperar estradas
Foto: Marcelo Camargo
Economia

Renan Filho faz rodada para atrair investidores ao PAC e prevê R$ 3,7 bi para recuperar estradas

O Globo

Do montante para reparos, R$ 2,2 bi estão previstos em edital que será publicado este mês; para ‘vender’ PAC, secretários da pasta ficarão em São Paulo em novas rodadas de conversa com setor privado

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, participou nesta quinta-feira, em São Paulo. de uma rodada com investidores para apresentar os projetos rodoviários do Novo PAC. No calendário da pasta, estão dois leilões previstos para este ano, o da BR-381, que acontece em novembro, e o da BR-040, em dezembro.

— Estamos cumprindo todo cronograma que anunciamos para este ano. A expectativa é fazer quatro leilões este ano e dez no ano que vem — afirmou o ministro, que disse ter “expectativas boas” para os próximos certames, depois de ajustes feitos na modelagem para atrair mais interessados.

O leilão mais recente executado pela pasta, em setembro deste ano, teve apenas um interessado, o consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Segundo Lote do Sistema Rodoviário do Paraná. O contrato prevê 30 anos de concessão e investimento de R$ 17,3 bilhões.

Novo Pac no Rio tem como foco obras paralizadas

Investimentos do novo Pac no Rio de Janeiro tem como foco obras paralizadas. Intervenções feitas na serra após as chuvas de 2011 devem ser retomadas. Na foto, localidade conhecida como Buraco no Sapo, no Vale do Cuiabá, em Itaipava, município de Petrópolis. A região foi uma das mais afetadas na tragédia. — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Investimentos do novo Pac no Rio de Janeiro tem como foco obras paralizadas. Intervenções feitas na serra após as chuvas de 2011 devem ser retomadas. Na foto, localidade conhecida como Buraco no Sapo, no Vale do Cuiabá, em Itaipava, município de Petrópolis. A região foi uma das mais afetadas na tragédia. — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Intervenções feitas na serra após as chuvas de 2011 devem ser retomadas. Na foto, o Vale do Cuiabá, em Itaipava, município de Petrópolis. A região foi uma das mais afetadas na tragédia. — Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

O Novo PAC prevê R$ 185,8 bilhões em investimento rodoviário nos próximos quatro anos. A maior parte, R$ 112, 8 bilhões, virá do setor privado, incluindo 35 leilões. Entre os projetos rodoviários, além dos quatro leilões deste ano, estão previstos outros 10 leilões no próximo ano, com previsão de levantarem R$ 93 bilhões, segundo apresentação feita pela pasta na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

Para garantir a atração do setor privado, o ministro convocou dois secretários a permanecerem nos próximos dias em São Paulo, para ter conversas bilaterais com fundos de investimento, concessionárias e construtoras.

A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, e o secretário-executivo da pasta,George Santoro, vão focar prioritariamente na atração de possíveis interessados dentro do mercado brasileiro para, depois, buscar investidores estrangeiros, segundo Renan Filho.

— Como você vai convidar o vizinho, se você não convidou os seus parentes próximos para o aniversário de 1 ano do seu filho? Vamos conversar com todo mundo no Brasil. Eles vão passar a semana aqui recolhendo impressões, apresentando cronograma e discutindo a ordem do pipeline.

R$ 3,7 bi para recuperar estradas

Além dos leilões para concessão de rodovias e das obras previstas no Novo PAC, Renan Filho afirmou que o Ministério dos Transportes prevê R$ 2,2 bilhões a serem injetados na malha rodoviária brasileira com o primeiro edital da nova edição do BR-Legal, previsto para este mês. Ao todo, serão R$ 3,7 bilhões licitados no programa.

Cemitério de trens em São Paulo

Locomotiva abandonada no Pátio Ferroviário Paratinga, em São Vicente — Foto: Maria Isabel Oliveira

Interior de vagão abandonado no Pátio Ferroviário Paratinga, em São Vicente — Foto: Maria Isabel Oliveira

Moradores reclamam de mosquitos e cobras escondidos em trens abandonados — Foto: Maria Isabel Oliveira

Pátio Ferroviário Paratinga, em São Vicente, tem vagões e locomotivas abandonados

O programa, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), prevê reparos nas estradas, incluindo instalação de placas de sinalização, pintura de faixas e recuperação de guard rail.

O objetivo é realizar as licitações até o final do ano, segundo Renan Filho. Na apresentação do programa a possíveis investidores, a pasta indica que o BR-Legal será dividido em 46 lotes, em dez estados. O investimento previsto nos cinco anos, de R$ 3,7 bilhões, abrange para uma extensão de 17,7 mil quilômetros de rodovia.

— É um programa importante porque, além de recuperar estrada, garante segurança para os usuários e mais qualidade para as rodovias. O Brasil abandonou o BR-Legal ao longo dos últimos anos, o que fez despencar a qualidade das nossas rodovias — afirmou o ministro, que indicou que as licitações vão acontecer de forma descentralizada, pelas superintendências do DNIT.

O Globo

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