
Relacionamento sugar: o que jovens realmente querem hoje em um parceiro?

Na contramão do amor tradicional, relações com termos definidos ganham espaço entre jovens adultos da Geração Z
Há gerações, o amor romântico era idealizado como um encontro entre almas gêmeas: namoro demorado e progressiva construção de vida juntos. Hoje em dia, o modelo tradicional vem sendo reconfigurado por novas modalidades afetivas, entre elas, a hipergamia, mais conhecida como Sugar, estilo que combina apoio financeiro e emocional com regras claras e autonomia.
Uma pesquisa do MeuPatrocínio, em parceria com o Instituto QualiBest, entrevistou mulheres de 18 a 29 anos de todo o país e mostrou o quanto a hipergamia atrai o interesse das mulheres. Ao serem questionadas sobre diferentes tipos de relacionamentos modernos, 36% afirmaram ter algum tipo de interesse em uma relação em que o homem seja mais rico.
O relacionamento Sugar é um relacionamento entre o Sugar Daddy e a Sugar Baby que tem como base a confiança, negociação e com clareza desde o início do que cada um deseja, como: objetivos no relacionamento, limites emocionais, companheirismo e até mentoria profissional, sem necessariamente envolver o ideal amor romântico ou compromisso oficial.
Caio Bittencourt, especialista em relacionamento do MeuPatrocínio comenta: “A relação com alguém mais rico, experiente e gentil, um cavalheiro, sempre foi a escolha de pessoas que procuram se cercar de quem soma na vida. As mulheres estão à procura de relacionamentos sinceros, leves e maduros”, comenta.
Estudos mostram também que mulheres que priorizaram apenas o amor na escolha do parceiro relataram dificuldades financeiras e brigas constantes ao longo do casamento, enquanto as que levaram em consideração fatores como estabilidade financeira e segurança emocional conseguiram realizar mais planos a dois, sem o peso das preocupações econômicas.
"Muitas pessoas hoje estão descobrindo que a busca pela felicidade pode estar mais intimamente ligada à estabilidade financeira do que se imaginava. O dinheiro não só traz felicidade mas a falta dele muito provavelmente vai trazer problemas para a vida conjugal, 57% dos divórcios no Brasil ocorrem devido a dificuldades financeiras. Por isso, mulheres hoje buscam homens bem-sucedidos, mais maduros e experientes, o famoso Sugar Daddy”, Caio destaca.
Para muitos jovens hoje, o relacionamento Sugar oferece uma alternativa ao amor romântico clássico: uma estrutura de pacto emocional e material com clareza, liberdade e benefícios práticos. Ao mesmo tempo, os envolvidos ainda valorizam autenticidade emocional, companhia e até perspectivas de crescimento. Esse cenário exige reflexão sobre a transformação dos padrões afetivos tradicionais.