'Queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com o clima', diz Lula sobre COP30
Meio Ambiente
O presidente Lula iniciou a agenda em Belém com a inauguração de uma creche no município de Breves, localizado na ilha do Marajó, a cerca de 200 quilômetros da capital paraense. A cidade conta com aproximadamente 107 mil habitantes. A obra, que teve início em 2011, estava paralisada, segundo informações do Ministério da Educação (MEC).
Lula esteve acompanhado da primeira-dama Janja, dos ministros da Educação Camilo Santana, da Casa Civil Rui Costa, do prefeito de Breves e do governador do Pará. A inauguração marca o primeiro compromisso do presidente na região, que também foi palco de declarações importantes sobre a próxima COP30.
Durante a cerimônia, o presidente Lula cobrou os prefeitos da região para que intensifiquem os investimentos na educação, especialmente na construção de escolas. Ele também ressaltou a dificuldade enfrentada por alguns municípios para garantir o acesso à água potável.
Lula aproveitou a ocasião para falar sobre a COP30, lembrando que foi um pedido do governador Helder Barbalho trazer a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima para Belém. Apesar de reconhecer os problemas estruturais da cidade, o presidente garantiu que fará a melhor COP de todas, uma conferência marcada pela transparência e pela verdade, e não pelo luxo.
"Eu sei os problemas de Belém, sei o problema de drenagem, sei o problema da pobreza. Mas veja, por que que nós aceitamos o desafio de fazer a COP lá? É porque é preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo, é a COP da verdade, em que nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática. Eu quero saber se o presidente Trump, se o presidente Xi Jinping, se o presidente Macron estão preocupados em resolver o problema da situação climática."
De volta a Belém, o presidente Lula deu continuidade às agendas relacionadas às obras da COP 30. Ele visitou as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto Una e, à noite, participa da cerimônia de anúncios de investimentos em drenagem, além de inaugurar o Parque Linear da Nova Doca. Lula permanece na cidade até sexta-feira (3), quando estão previstas visitas ao Porto Futuro 2, um complexo cultural, e a inauguração do Museu das Amazônias.