Quase 85% da ‘geração Z’ rejeita o Carnaval, diz pesquisa
Pesquisa da AtlasIntel aponta que a Geração Z é a menos interessada no Carnaval no Brasil, com 84,8% dos jovens dizendo não gostar da festa, principalmente por falta de identificação cultural e preferência por descanso. Fatores como aversão a multidões, música, limitações financeiras e diferenças regionais — especialmente no Sul — ajudam a explicar o distanciamento dos jovens da folia tradicional.
Uma pesquisa da AtlasIntel divulgada na segunda-feira, 9, mostrou que a Geração Z é o grupo menos interessado no Carnaval do Brasil. Segundo o levantamento, 84,8% dos jovens afirmam não gostar da festa, quase o dobro da média das outras gerações (50,7%).
Entre os motivos para a rejeição estão a falta de identificação cultural com a celebração e a preferência por usar o feriado como período de descanso.
Apenas 11% ainda a associam o feriado à folia tradicional, ante 48% de jovens que preferem usar o momento para descompressão. Muitos entrevistados ainda mencionaram a aversão à música e às multidões como fatores que os afastam da folia, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro no país.
Fatores econômicos também colaboram para o julgamento: 27,9% dos entrevistados disseram que a falta de dinheiro é o principal motivo para não participar das festividades.
Além disso, há o fator regional: o Sul mostra-se um reduto Anti-Folia, em que 64% dos entrevistados da região afirmam detestar as festividades e buscam ativamente fugir da aglomeração.
A pesquisa foi realizada com 1448 brasileiros adultos entre os dias 26 de janeiro e 3 de fevereiro. O nível de confiabilidade é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais, para cima ou para baixo.