Assine a newsletter
Prefeitura de Maceió alcança feito inédito com quase 900 cirurgias no Saúde da Gente
Divulgação
Saúde

Prefeitura de Maceió alcança feito inédito com quase 900 cirurgias no Saúde da Gente

Assessoria

A Prefeitura de Maceió conseguiu um feito inédito no atendimento aos moradores de comunidades vulneráveis da capital alagoana com a realização de 837 cirurgias de laqueadura e vasectomia aos usuários atendidos pelo Saúde da Gente, o maior programa itinerante do Brasil.

Os procedimentos cirúrgicos começaram a ser executados em julho de 2024 com 733 laqueaduras e 104 vasectomias, ao efetivar o atendimento de homens e mulheres que fazem a opção pelas cirurgias como método de controle de natalidade.

Segundo a supervisora do Saúde da Gente, Gabriela Nascimento, o serviço é um ganho para a população que esperava muito para realizar a cirurgia. 

“Essa iniciativa é essencial.  Muitas mulheres procuram realizar laqueadura e, com o acesso mais prático, conseguem atrair seus esposos também. Até o número de homens realizando a vasectomia é impressionante, e isso reflete na saúde e na preocupação e cuidado com a população, facilitando procedimentos como estes que eram mais difíceis de conseguir”, destacou Gabriela.

Atendimentos

Para ser beneficiado pelo serviço, o usuário deve comparecer à tenda do Saúde da Gente com cartão SUS e documentos pessoais. No local, será atendido pelo profissional especializado.

 As mulheres que demonstrarem interesse em fazer laqueadura devem comunicar ao ginecologista, que vai encaminhar a usuária para fazer os exames pré-operatórios e depois o procedimento cirúrgico. O encaminhamento tem validade de 60 dias.

Após a realização dos exames,  no prazo de até 60 dias, a equipe do programa entra em contato para marcar uma consulta com o cirurgião,  a fim de avaliar o usuário para o procedimento. A cirurgia é marcada e realizada no Hospital da Cidade (HC).

O prefeito JHC lançou o Saúde da Gente em 8 de agosto de 2022. Desde o período, o programa efetivou mais de um milhão de atendimentos e esteve presente em mais de 80 localidades de Maceió.

Desde o dia 20 de janeiro, o Saúde da Gente beneficia os moradores do Cleto Marques Luz, no terreno ao lago do IML, no Tabuleiro do Martins. Com seis frentes de atendimento, Saúde da Mulher e do Homem, Infantil, Animal, Mental e Saúde nas Grotas. O programa vai ficar na localidade até o dia 1º de fevereiro.

O Saúde da Gente faz atendimentos de baixa e média complexidade para os maceioenses. O programa tem o objetivo de ampliar  e facilitar o acesso a serviços de saúde na porta de casa dos moradores de localidades mais vulneráveis de Maceió.

Assessoria

Notícias relacionadas