Assine a newsletter
Portugal envia 300 quilos de roupas de inverno para vítimas de enchentes no RS
Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal, ao lado das doações que foram enviadas ao Brasil - (crédito: Embaixada do Brasil em Portugal)
Brasil/Mundo

Portugal envia 300 quilos de roupas de inverno para vítimas de enchentes no RS

Correio Braziliense

A remessa das doações foi possível a partir da negociação da embaixada do Brasil com autoridades portuguesas e empresas aéreas. Voo da Latam decolou de Lisboa para São Paulo na manhã desta sexta-feira

Lisboa — Com apoio da embaixada do Brasil, um voo da Latam partiu nesta sexta-feira (17/05) de Lisboa com doações para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Segundo o embaixador Raimundo Carreiro, foram enviados 300 quilos de roupas de inverno — casacos, ededrons e cobertores — em razão das baixas temperaturas no sul do país.

“Essa é a primeira remessa de bens doados pela comunidade brasileira em Portugal e por cidadãos portugueses. Outros voos estão sendo negociados”, disse.

A estimativa é de que as doações colhidas em Portugal passem de 200 toneladas. O embaixador garantiu que tudo será enviado ao Brasil, graças a parcerias entre as autoridades portuguesas, o governo do Brasil e a sociedade civil local. O voo Latam JJ 8147 decolou de Lisboa às 9h50 (horário local) e pousará em São Paulo. A empresa aérea doou o espaço e o mesmo deve ocorrer no caso de outras companhias que fazem voos entre Brasil e Portugal.

O Itamaraty tem recomendado, no entanto, que os doadores priorizem ajudas em dinheiro, por meio de PIX fornecido por instituições credenciadas. É que fica mais fácil adquirir os produtos que a população está precisando neste momento. O governo brasileiro foi obrigado a agir para conter a disseminação de fake news espalhadas em Portugal, principalmente, pelo líder da extrema direita, André Ventura, do partido Chega. Em nenhum momento a embaixada do Brasil se negou a receber as doações feitas pelos brasileiros e pelos portugueses, como ele disse.

Correio Braziliense

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas