Por que Bolsonaro ainda aparece nas pesquisas eleitorais mesmo estando inelegível?
"Teste de hipótese"
Mesmo fora da disputa oficial, alguns nomes continuam aparecendo nas pesquisas eleitorais. A inclusão de candidatos inelegíveis, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, segue critérios técnicos e políticos adotados pelos institutos de pesquisa para medir a força de lideranças e movimentos eleitorais.
Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, explicou que a inclusão de Bolsonaro nas pesquisas segue a mesma lógica usada em 2018, quando Lula aparecia nos levantamentos mesmo enquanto estava preso.
De acordo com o pesquisador, a empresa conta com um conselho científico formado por especialistas em ciência política e sociologia, responsável por orientar decisões metodológicas. Na época, o grupo considerou importante medir o desempenho de Lula para entender até que ponto o apoio do petista poderia transferir votos a um eventual candidato indicado por ele.
"A mesma coisa acontece com Bolsonaro agora" afirmou o diretor. Embora esteja inelegível, o ex-presidente ainda pode participar das convenções partidárias e até ter seu nome lançado como pré-candidato, só sendo substituído caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugne a chapa posteriormente.
"Medir o Bolsonaro hoje é uma forma de entender se a força do bolsonarismo está caindo ou não depois da sua prisão. É quase um teste de hipótese."