Assine a newsletter
Pessoas em situação de rua participam de oficina culinária
Divulgação
Maceió

Pessoas em situação de rua participam de oficina culinária

Assessoria

Pessoas em situação de rua assistidas pelo Centro Pop 1 estão participando de oficinas culinárias com o  objetivo de incentivá-los a obter sua própria renda e buscar uma oportunidade no mercado de trabalho. A ação é uma parceria com a Uninassau Maceió.

Na segunda oficina, os participantes aprenderam sobre a culinária junina e fizeram doces e salgados, como brigadeiro de milho, caldinho de amendoim com charque, mungunzá doce e salgado. Na primeira oficina, eles aprenderam a fazer bobó de frango e manjar de coco.

A Dona Iracema participou das duas oficinas e contou um pouquinho como está sendo essa experiência. “Estou achando uma coisa maravilhosa, uma experiência nova e uma oportunidade. É um sonho. O incentivo que eu dou é para não ter medo de aprender e estar disposta a fazer o possível para conseguir realizar o seu sonho”, refletiu a usuária do Centro Pop.

A coordenadora do Centro Pop 1, Paulyne Guimarães, falou da importância da iniciativa para os usuários. “Quando a gente planeja esses tipos de ações é com o objetivo de incluí-los socialmente e que a partir destas oficinas, eles possam ter iniciativas para inserção no mercado de trabalho. A partir desses cursos, eles vão se capacitando e, podem vir até a gostar da arte da culinária, e futuramente conseguir oportunidades de trabalho dentro desse segmento”, pontuou.

Professora Bárbara Moraes ensinou a receita aos novos alunos.  Foto: Alisson Frazão/ Secom MaceióProfessora Bárbara Moraes ensinou a receita aos novos alunos. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Segundo a docente do curso de Nutrição e de Gastronomia da Uninassau, Bárbara Moraes, a ação faz parte do  projeto Uninassau Portas Abertas. “O objetivo desse projeto é trazer o público em geral, a comunidade, para conhecer um pouco mais dos nossos cursos, com os alunos ou com os professores. A gente sempre faz algo relacionado à empregabilidade. Fazemos oficinas, capacitações curtas, que de alguma forma ajude ao público, que passe por essas oficinas, a se inserir melhor no mercado de trabalho e, até de repente, estimular o empreendedorismo ou algo desse tipo”, explicou a professora.

 Centro Pop - O que é?

Oferece o serviço especializado para pessoas em situação de rua, ao realizar atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivam o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

Também funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas. Promove o acesso a espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação.

O Centro Pop atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.

O serviço pode ser acessado de forma espontânea pela pessoa em situação de rua, a qualquer momento. Pode também ser acessado por encaminhamento do Serviço Especializado em Abordagem Social, por outros serviços da Assistência Social ou de outra política pública e por órgãos do sistema judiciário.

Onde funciona?

Centro Pop I - Avenida da Paz, n°1002,  Jaraguá. Telefone: (82) 3312-5931;

Centro Pop II - Tv. Calabar, 90 - Prado, Telefone: (82) 3312-5932;

Centro Pop III – Rua B 41, Residencial Benedito Bentes 1, próximo ao terminal do Benedito Bentes.

Assessoria

Notícias relacionadas