
Pela primeira vez em cinco anos, avião supera o ônibus como meio de transporte mais usado em viagens
Levantamento
O avião foi o segundo meio de transporte mais usado pelo brasileiro em viagens em 2024, superando o ônibus, que era o segundo mais procurado desde 2020. O carro segue como favorito.
Os dados, divulgados nesta quinta-feira (02), são da Pnad Contínua: Turismo, do IBGE. Segundo a pesquisa, cerca de 15% do total de 20,6 milhões de viagens feitas no país no ano passado foram aéreas.
O levantamento ainda aponta que 97% das viagens tiveram destino nacional. A região mais visitada foi o Sudeste, recebendo 41% das viagens, atrás do Nordeste, com 27%. O Norte foi o local menos escolhido, com percentual de 6%.
Os brasileiros que partiram do Nordeste foram os mais econômicos, gastando, em média, R$ 1.200 por viagem. Por outro lado, turistas que tinham essa região como destino foram os que mais gastaram em viagens, uma média de R$ 2.500.
Cerca de 86% das viagens tiveram motivação pessoal e somente 14%, profissional. Quatro a cada 10 viagens por razões pessoais foram a lazer, sendo a busca por sol e praia o principal motivo.
Em todas as classes de rendimento, a casa de parente ou amigo foi o local de hospedagem mais escolhido, seguido de hotéis e resorts.
Apesar disso, moradores de 80% dos domicílios brasileiros afirmaram que não viajaram em 2024. Quatro a cada dez alegaram a falta de dinheiro como motivo, dois apontaram falta de tempo e outros dois disseram que não houve necessidade.