Paraná registra primeira morte por intoxicação de metanol
Confirmado
O Paraná confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte por intoxicação de metanol após o consumo de bebida alcoólica. A vítima é um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu.
Ele procurou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade na terça-feira (14) com dor abdominal e relatou ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior.
O paciente, que já tinha problemas de saúde, acabou morrendo ainda na unidade. Exames laboratoriais confirmaram a presença de metanol no organismo.
Com base nos resultados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, este é o primeiro óbito confirmado por intoxicação de metanol no estado.
As autoridades de saúde investigam uma segunda morte que pode ter ligação com o caso. Trata-se de um homem de 47 anos, também de Foz do Iguaçu, encontrado sem vida em casa.
Até agora, o Paraná registrou 22 notificações de suspeita de intoxicação por metanol. Cinco casos foram confirmados, sendo um deles com morte. Outros 14 foram descartados e dois seguem sob investigação: um em Foz do Iguaçu e outro em Curitiba, onde uma mulher de 49 anos está internada com quadro estável.
Em Curitiba, mais dois pacientes seguem hospitalizados: uma mulher de 41 anos, em estado grave, mas estável, e um homem de 60 anos, que apresenta melhora. Casos suspeitos em Piraquara e na capital foram descartados no fim de semana.