Assine a newsletter
Pam Salgadinho passa por reformas e amplia qualidade do atendimento aos usuários em 2025
Divulgação
Maceió

Pam Salgadinho passa por reformas e amplia qualidade do atendimento aos usuários em 2025

Redação com assessoria

Ao longo de 2025, o Pam Salgadinho passou por amplas reformas estruturais que modernizaram a unidade e melhoraram o atendimento aos usuários do SUS em Alagoas. Diversos blocos foram requalificados, incluindo o Ambulatório Cirúrgico e Centro de Feridas, o Centro de Especialidades Odontológicas, o setor pediátrico, o Centro de Doenças Crônicas e a unidade de referência em ISTs e HIV, ampliando especialidades, conforto, humanização e segurança. As melhorias também proporcionaram melhores condições de trabalho às equipes multiprofissionais e reforçaram o Pam Salgadinho como referência em média complexidade no estado.

O Pam Salgadinho, maior unidade de média complexidade de Alagoas, passou por uma série de reformas estruturais ao longo do ano de 2025. As intervenções, que estão transformando o atendimento dos usuários, tiveram como objetivo modernizar a unidade, garantir mais conforto a quem busca atendimento e proporcionar um ambiente de trabalho mais qualificado para os profissionais que atuam no local.

Uma das entregas realizadas neste ano foi o  Ambulatório Cirúrgico e Centro de Feridas. O local fica no bloco E do Pam Salgadinho e passou por uma reestruturação completa, com pintura interna e externa, adaptação de ambientes, consultórios e salas de apoio, visando atender melhor aos usuários do SUS.

O Centro de Feridas conta com as seguintes especialidades médicas: Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Dermatologia. O bloco também possui uma equipe multidisciplinar com enfermeiros especialistas em feridas, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. Além disso, oferece também tratamento para pé diabético, reduzindo o número de amputações.

Outro ambiente que passou por uma série de melhorias foi o Centro de Especialidades Odontológicas (Bloco F). O local passou por uma reestruturação completa, com novos ambientes e equipamentos que visam oferecer um atendimento mais humanizado e confortável para os usuários do SUS. 

O Bloco F conta com 32 profissionais, distribuídos em nove consultórios, que atendem nas seguintes especialidades: prótese, buco maxilo facial, odontopediatria, atendimento para pacientes com necessidades especiais, endodontia, periodontia, radiologia e estomatologia. A média mensal de atendimentos no local é de 790 pacientes. Todos os pacientes são regulados pelo Pronto!.

O Bloco P, que atende especialidades pediátricas, também ficou de cara nova este ano. O local passou por diversas melhorias estruturais, com pintura interna e externa, nova fachada, adaptação de ambientes para que fiquem lúdicos para crianças, brinquedoteca, consultórios e salas de apoio, visando atender melhor aos pequenos usuários do SUS. 

O ambiente é um espaço exclusivo para o atendimento do público infantil e conta com especialidades como pediatria, gastro pediatria, alergologia, dermatologia, endocrinologista, nutrólogo, nutricionista, psicólogos e assistente social.

Mais um local que passou por requalificação foi o Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CDOHC), situado no Bloco B. O local, que atende pacientes que apresentam complicações decorrentes dessas três doenças, conta com equipe multiprofissional composta por profissionais como cardiologistas, endocrinologistas, nutrólogos, nutricionistas, assistentes sociais e educador físico. 

Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa ser encaminhado, por meio de relatórios de referência da unidade de saúde que já faz o acompanhamento da doença do paciente.

O Bloco I também foi reformulado e se tornou uma unidade de referência para a prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo o HIV. A unidade oferece um centro de testagem e aconselhamento, atendimento ambulatorial, e tratamentos específicos como Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). 

O local é referência não só para Maceió, mas também para outros municípios. A equipe multiprofissional é composta por médicos infectologistas, psicólogos, nutricionistas, psiquiatras, ginecologistas e obstetras para tratar pessoas com HIV e lactantes. É um serviço completo e que atualmente conta com seis mil pacientes em tratamento.

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas