Assine a newsletter
Obras da Linha Verde avançam na parte alta de Maceió
Divulgação
Maceió

Obras da Linha Verde avançam na parte alta de Maceió

Assessoria

As obras da Linha Verde, nova via que conectará os bairros Tabuleiro do Martins e Antares, em Maceió, chegaram a 19% de execução. Com 2,37 km de extensão, a via se tornará uma alternativa ao tráfego intenso na região, especialmente nos horários de pico. A expectativa é que proporcione maior fluidez ao trânsito para aliviar os congestionamentos.

Com início na altura da Tupan, na Av. Durval de Góes Monteiro, seguindo até a Av. Menino Marcelo, a Linha Verde inclui importantes avanços em infraestrutura com ciclovias, áreas para pedestres e iluminação de LED ao longo de toda a sua extensão para garantir segurança e conforto para os motoristas, ciclistas e pedestres.

O projeto da Linha Verde foi amplamente discutido em audiências públicas que contaram com a participação do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado de Alagoas, bem como da comunidade local. Durante as reuniões com os moradores do Loteamento Terra de Antares II, as autoridades destacaram a escolha do traçado como a opção mais eficaz e benéfica para a população. O processo de definição do trajeto levou três meses e incluiu a análise de oito propostas, cinco delas apresentadas pelos próprios moradores.

A preocupação em minimizar os impactos ambientais e reduzir ao máximo o número de desapropriações foi um dos pontos centrais da discussão. Durante o processo, os locais sugeridos foram visitados e as propostas estudadas em detalhes para garantir que a solução final trouxesse o menor impacto possível para o meio ambiente e a comunidade.

Todas as desapropriações necessárias para a execução da obra já foram devidamente acordadas, realizadas e integralmente pagas, o que assegura tranquilidade às famílias envolvidas.

Avanços na mobilidade

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Maceió concluiu a primeira etapa da duplicação da Durval de Góes Monteiro, ao entregar 2,2 km de via duplicada entre a Facima e a Tupan. Além do aumento do número de faixas, a obra também incluiu a implantação de um sistema de drenagem, de eletricidade e iluminação pública, o que garante mais conforto e segurança aos usuários. As pistas de passeio também foram totalmente revitalizadas e receberam infraestrutura padronizada e acessível, com rampas e piso tátil para pessoas com deficiência.

A segunda etapa da obra já teve início e receberá duas novas faixas laterais com sete metros de largura em cada sentido, além de sistema de drenagem pluvial, calçadas, estacionamento e iluminação em LED.

Dividida em duas fases, a 2A e 2B, a etapa 2A, que já teve início, abrange um trecho de 1,2 km entre a Tupan e a Churrascaria Stella Maris. A etapa 2B engloba um trecho de 2,8 km, estendendo-se da Churrascaria Stella Maris até o viaduto da antiga PRF. Ao todo, a segunda etapa duplicará mais 4 km da avenida.

Assessoria

Notícias relacionadas