O que é 11.11? Entenda a data que oferece descontos e disputa com a Black Friday
Desconto especial
Os brasileiros já estão se programando para aproveitar os descontos oferecidos pelas lojas durante a Black Friday. Entretanto, uma nova data recheada de ofertas promete movimentar o E-commerce.
Gigantes do varejo, como Shopee, Shein, Aliexpress e Mercado Livre, oferecerão promoções exclusivas na próxima terça-feira. A data, conhecida como "11.11", começou apenas como o "Dia dos Solteiros", mas, em 2009, o grupo Alibaba transformou o momento em um grande festival de compras.
Desde então, o evento cresceu exponencialmente, não só na China, como ao redor do mundo. No país asiático, faz tanto sucesso que chega a ser comparado com a própria Black Friday.
No Brasil, o evento também está presente e ganha força via plataformas que operam internacionalmente, além de varejistas que adaptam a promoção ao público brasileiro. E assim como na Black Friday, é preciso ficar atento para não cair em cilada.
Confira 10 dicas para evitar golpes:
1) Suspeite dos anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. Golpistas utilizam esses aplicativos oferecendo produtos com grandes descontos que não serão entregues depois do pagamento.
2) Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS. Se quiser entrar no site de alguma empresa, digite o endereço eletrônico dela no navegador de seu computador. Não entre pelo link fornecido.
3) Prefira negociar com lojas virtuais que aceitam pagamento com cartão de crédito ou de débito. Se o pagamento for por pix, confira antes se o destinatário da transferência é a empresa que está ofertando o produto. Se não for, não transfira nada.
4) Guarde todos os dados da negociação. Se o produto não for entregue até a data prevista, o consumidor poderá cobrar essa entrega ou cancelar a compra com a devolução do valor pago.
5) Confira se o produto que você deseja adquirir existe de fato no estoque da loja. Há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional, mas a loja não entregou alegando falta de estoque.
6) Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Segundo especialistas, isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.
7) Cuidado com sites falsos! Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo.
8) Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de uso público. Eles podem conter programas que furtam números de cartões de crédito e senhas. Pelo mesmo motivo, não utilize redes públicas de internet como aeroportos ou bares para realizar essas transações.
9) Nas compras online, o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias contados a partir do ato de recebimento do produto ou serviço.
10) Se quiser registrar uma reclamação ou encontrar qualquer dificuldade, procure o Procon de sua cidade ou formalize a sua queixa no site www.consumidor.gov.br, caso o fornecedor esteja cadastrado nessa plataforma.