
No BBB 24, Davi lava frango e viraliza na web: entenda por que hábito deve ser evitado
Assunto polêmico na internet, lavar frango aumenta riscos de contaminação: confira dicas de nutricionista para manusear frango antes de cozinhar
Lavar frango (e outras carnes) é um assunto polêmico que sempre vira assunto nas redes sociais. E no BBB 24 não ia ser diferente. Enquanto preparava o almoço do Vip, Davi lavou o frango na pia e gerou um alvoroço nas redes socias. No X, antigo Twitter, alguns usuários comentaram sobre a chance de contaminar a bancada, enquanto outros defenderam a atitude.
Entenda por que frango não deve ser lavado
Para quem tem dúvida, o frango não deve ser lavado. Em conversa com o Receitas, a nutricionista Julia Marques explica que tanto a ave quanto outras proteínas são higienizadas durante o cozimento.
"Proteína não se higieniza. A maneira correta de evitar qualquer tipo de contaminação de uma proteína é cozinhar a mesma e se certificar de que ela está bem cozida. Qualquer outro tipo de higienização é desnecessária".
Riscos de lavar frango
A contaminação cruzada é um dos riscos de lavar frango. Segundo a nutricionista Fernanda Mendes, isso acontece quando micro-organismos ou substâncias que estavam em uma superfície ou alimento são transferidas para outro, contaminando utensílios e outros alimentos que estão no mesmo ambiente.
"Quando em contato com água corrente, os micro-organismos presentes na água e no encanamento são levados para a carne podendo contaminá-las. (...) No caso da ingestão dos alimentos contaminados, dependendo da bactéria ou substância pode causa intoxicação ou doença".
O recomendado pela profissional é armazenar os ingredientes corretamente e evitar lavar, especialmente em água corrente.
"Se a higiene do cozinheiro, do local de preparo e dos utensílios estiver em ordem e o alimento não for exposto à água corrente, o risco de contaminação cruzada é muito baixo".