Moraes autoriza visitas de parlamentares do PL a Bolsonaro na Papudinha
Decisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro receba as visitas dos deputados federais Nícolas Ferreira e Ubiratan Sanderson e dos senadores Bruno Bonetti e Carlos Portinho, todos do PL, no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, onde Bolsonaro está detido.
De acordo com a decisão, os senadores Bruno Bonetti e Carlos Portinho poderão visitar o ex-presidente no dia 18 de fevereiro, após o carnaval, em horários distintos. Já os deputados Nícolas Ferreira e Ubiratan Sanderson terão autorização para realizar as visitas no dia 21 de fevereiro, também em turnos previamente estabelecidos pelo STF.
Nícolas Ferreira ganhou projeção recente ao liderar a chamada ‘Caminhada da Paz’, um protesto que durou cerca de seis dias e defendeu, entre outras pautas críticas ao Supremo, a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.
As visitas autorizadas pelo Judiciário têm servido para que Bolsonaro mantenha protagonismo nas articulações políticas internas do PL, mesmo preso. Um dos exemplos citados por aliados foi a decisão de lançar o senador Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República, definida após encontros com lideranças partidárias realizados na unidade prisional.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão, cumpre pena em regime inicialmente fechado e está detido na Papudinha desde 15 de janeiro, após ser transferido da Superintendência da Polícia Federal.