Microsoft diz que causa de falha cibernética foi resolvida
A Microsoft disse nesta sexta-feira, 19, que a causa subjacente de uma falha cibernética global foi resolvida, mas o impacto residual dos problemas de segurança cibernética continua afetando alguns aplicativos e serviços do Office 365.
De acordo com um alerta enviado pela Crowdstrike a seus clientes e analisado pela Reuters, o software “Falcon Sensor” da empresa estava fazendo com que o Microsoft Windows travasse e exibisse uma tela azul, conhecida informalmente como “Tela Azul da Morte”.
O alerta, que foi enviado às 02h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira, também compartilhou uma solução manual para corrigir o problema.
Um porta-voz da Crowdstrike não respondeu a emails ou ligações solicitando comentários.
As falhas se espalharam por toda parte. O setor de viagens foi um dos mais atingidos, com aeroportos em todo o mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã, Berlim e vários aeroportos espanhóis relatando problemas em seus sistemas e atrasos.
Companhias aéreas internacionais, incluindo a Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertaram sobre problemas em seus sistemas de reserva e outras falhas.
No Reino Unido, os sistemas de reservas usados pelos médicos estavam offline, segundo vários relatórios de autoridades médicas no X, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, estava fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo.
Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e à África do Sul alertaram os clientes sobre falhas em seus serviços, enquanto o LSEG Group relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.