
México vence a Arábia Saudita, mas é eliminado da Copa
O México venceu a Arábia Saudita, por 2 a 1, nesta quarta-feira, mas foi eliminado da Copa do Mundo do Catar pelo saldo de gols. Poloneses e mexicanos terminaram a fase de grupos com quatro pontos cada, e o desempate foi no saldo de gols. A Polônia terminou com saldo zero, enquanto o México ficou com menos um. E não foi por falta de chances. Após abrir 2 a 0 com seis minutos do segundo tempo – gols de Henry Martín e Luis Chávez – a seleção mexicana se lançou ao ataque e criou inúmeras oportunidades, mas parou no goleiro Al-Owais. Após tanto tentar, a equipe de Tata Martino levou o contra-ataque e Salem Al-Dawsari fez o gol que deu fim ao sonho mexicano.
44 anos depois
Desde a Copa do Mundo da Argentina, em 1978, a seleção mexicana não era eliminada na fase de grupos de um Mundial. Naquela ocasião, foram três derrotas nos três jogos disputados. De lá para cá, o México só não esteve em dois Mundiais – 1974 e 1990. Desta vez, o México se despediu com uma vitória, um empate e uma derrota. Foram apenas dois gols marcados – os da vitória contra a Arábia Saudita. Nas últimas sete edições, os mexicanos foram às oitavas de final de forma consecutiva.
Lozano em Arábia Saudita x México (Foto: Alberto Lingria/Reuters)
Foi bom enquanto durou
A Arábia Saudita viveu um sonho na Copa do Mundo do Catar ao vencer a Argentina na primeira rodada, por 2 a 1, e chegou a ficar perto de uma classificação para as oitavas de final. Na segunda rodada, era vencer a Polônia e comemorar, mas foi derrotada. Nesta quarta, precisava vencer o México e torcer por uma vitória de poloneses ou argentinos no outro jogo. A segunda parte aconteceu, mas a primeira ficou devendo e a seleção sensação da primeira rodada foi eliminada.
Arábia Saudita antes do jogo contra o México (Foto: Alberto Lingria/Reuters)
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos foram bem disputados, com o México criando as melhores oportunidades. Vega e Luis Chávez foram os jogadores mais perigosos, arriscando chutes de fora da área. A Arábia Saudita percebeu que os mexicanos iriam com tudo para o ataque desde o início e passaram a jogar no contra-ataque, conseguindo equilibrar um pouco o confronto. Do meio do primeiro tempo para frente, porém, o México voltou a tomar conta das ações, mas esbarrou na forte retranca criada pelo técnico Hervé Renard.
Segundo tempo
O México voltou para a etapa final decidido a vencer a partida. E foram necessários apenas 6 minutos para fazer dois gols e deixar o confronto praticamente definido. Aos 2 minutos, Henry Martín aproveitou desvio em escanteio cobrado na primeira trave e abriu o placar. Quatro minutos depois foi a vez de Luis Chávez acertar uma cobrança de falta perfeita no ângulo para ampliar. Mas ainda não era o suficiente. Para se classificar às oitavas de final era preciso mais um gol, e os mexicanos se lançaram ao ataque. O ímpeto na frente fez a equipe esquecer a defesa. Aos 49 minutos, Al-Dawsari fez o gol de honra a Arábia e definiu o confronto.