
Mariana Aydar canta pela 1ª vez em Maceió, no Rock Maracatu: 'Para todo mundo cair na folia'
Convidada de Fernanda Guimarães para participação especial nas prévias de carnaval, cantora paulista falou ao g1 sobre a alegria de estrear na capital alagoana e lembrou influências nordestinas.
As cores e o ritmo de Mariana Aydar vão estar presentes nas prévias do carnaval de Maceió. A cantora paulista vai fazer uma participação especial no bloco Rasgando Couro Rock Maracatu, na orla da Pajuçara, no domingo (12). Ao g1, ela falou sobre a emoção de cantar pela primeira vez na capital alagoana.
"Eu estou muito feliz de ir pela primeira vez a Maceió. Ainda não vai ser com um show meu, mas estou muito feliz de chegar aí nesse carnaval, no Rock Maracatu, vai ser lindo", diz.
Convidada de Fernanda Guimarães, cantora alagoana que puxa o bloco na avenida, Mariana Aydar venceu o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum De Música De Raízes Em Língua Portuguesa em 2020, com o álbum Veia Nordestina. Juntas, elas preparam um show especial para as prévias.
"Vou estar chegando com todo o meu axé e toda a minha alegria. Vamos fazer um repertório mais do carnaval, não vai ser tanto o meu repertório mais autoral, a gente vai fazer um repertório bem carnavalesco para todo mundo cair na folia".
Tocar no Nordeste, para Mariana, é relembrar as influências musicais que nortearam o seu modo de produzir música e arte, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho e tantos outros.
"O forró pé-de-serra é a minha principal influência. Desde criança o forró entrou na minha vida, conheci o Luiz Gonzaga bem novinha, com 6 anos de idade, porque a minha mãe era empresária dele. Eu gostava muito dele, da pessoa dele, da figura dele. Por um tempo, o forró para mim foi só Luiz Gonzaga, até que eu fui entendendo toda a dimensão desse universo", explica Mariana.
Mariana Aydar e Elba Ramalho já tocaram juntas — Foto: Divulgação
Além de Elba Ramalho, com quem lançou o single Quadrado Vivo, outra forte influência feminina na carreira foi Daniela Mercury.
"A Elba é a minha grande referência dentro do forró. Uma pessoa que, como a Daniela [Mercury], foi muito generosa comigo e me deu oportunidades quando eu ainda nem tinha um disco, tanto ela quanto a Daniela, mulheres muito generosas comigo", lembra a paulista de coração nordestino.
Embora reconheça o "namoro com o forró e a música nordestina", Mariana Aydar vai além dos rótulos. "Eu gosto de falar que eu faço música brasileira, para a gente não nichar tanto as coisas. Tem coisas mais brasileiras que um forro pé de serra?".
No domingo, toda a brasilidade de Mariana Aydar vai estar a serviço do carnaval no desfile do bloco na orla da Pajuçara, que tem saída prevista para as 13h.
O bloco Rasgando Couro Rock Maracatu fez o seu último ensaio aberto nesta quarta-feira (7), na Rua Sá e Albuquerque, no Jaraguá.
Cantora fala sobre influências nordestinas em sua música — Foto: Alexandre Durão/g1