Manicure que voltou dos EUA em estado vegetativo completa 1 mês internada em unidade de saúde de MG
A brasileira que voltou dos Estados Unidos em estado vegetativo completou, nesta quinta-feira (20), um mês internada em um hospital do SUS em Juiz de Fora, na zona da mata mineira.
A manicure Fabíola Costa, de 32 anos, sofreu um mal súbito na casa onde morava em Orlando, no estado da Flórida, em setembro do ano passado. Ela foi levada às pressas para um hospital, teve três paradas cardíacas e uma perfuração no pulmão, devido às manobras de ressuscitação. A manicure ainda teve falta de oxigenação do cérebro, o que causou sequelas.
Por causa do alto custo do tratamento nos Estados Unidos, Fabíola precisava voltar para o Brasil, onde poderia ser atendida gratuitamente pelo SUS. A família pediu ajuda ao Ministério das Relações Exteriores para o retorno, mas foi informada que o Itamaraty não presta esse tipo de auxílio. Eles então pensaram em voltar por terra, utilizando um motorhome equipado com uma UTI móvel.
Porém, pouco antes da data prevista para a viagem, a família conseguiu o recurso necessário para o fretamento de uma UTI aérea - cerca de 120 mil dólares - através de doações, e conseguiu trazer a manicure de volta ao Brasil no fim de outubro. Ela foi internada num hospital público da cidade mineira, mas a família ainda espera a transferência dela para o Rio de Janeiro, conforme explicou à CBN o marido da manicure, Ubiratan Rodrigues.
"Está sendo bem cuidada no Hospital do SUS, muito bem cuidada, porém a gente está buscando um hospital para reabilitação para ela. Então a gente está buscando e vendo meios para que a gente possa levá-la para o Rio de Janeiro no Hospital Sarah Kubitschek, que é especializado nesse tipo de tratamento. No hospital em Minas está sendo muito bem cuidada, no Hospital Ana Nery, mas ele não é para esse tipo de situação. Então nós estamos buscando isso."
Ubiratan e os três filhos do casal ainda estão nos Estados Unidos. A filha mais nova, de cinco anos, nasceu no país e ainda não tem passaporte brasileiro.
Enquanto isso, Fabíola Costa é acompanhada em Juiz de Fora pela família.