Maioria da população quer que Brasil fique neutro sobre ações dos EUA na Venezuela
Pesquisa Genial/Quaest indica que 66% dos brasileiros defendem que o Brasil mantenha neutralidade diante das ações dos Estados Unidos na Venezuela, enquanto 18% apoiam a iniciativa americana e 10% são contra. O levantamento também mostra que 51% consideraram errada a postura do presidente Lula ao condenar duramente a operação militar que resultou na captura de Nicolás Maduro, contra 37% que avaliaram a atitude como correta.
A maioria da população brasileira (66%) acredita que a melhor atitude a ser tomada pelo governo do Brasil é ficar neutro em relação às ações dos Estados Unidos na Venezuela. Isso é o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 15. Além disso, 18% acreditam que o País tem que apoiar as ações do presidente Donald Trump no país latino e 10% pensam que o governo brasileiro tem que se opor. 6% não souberam responder.
No primeiro sábado do ano, forças militares dos Estados Unidos realizaram uma operação em território venezuelano, resultando na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa Cilia Flores, sob a justificativa oficial de combater o “narcoterrorismo” na área e fazer cumprir mandados relacionados a acusações nos Estados Unidos.
A pesquisa, que foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro e ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, também mostrou que o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter condenado duramente as ações foi considerado uma postura errada para a população (51%). Aqueles que acham que a atitude foi correta representam 37% e aqueles que não sabem somam 12%. O levantamento tem margem de erro estimada de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.