Assine a newsletter
Maduro pede que brasileiros ‘saiam às ruas pela Venezuela’
Divulgação
Brasil/Mundo

Maduro pede que brasileiros ‘saiam às ruas pela Venezuela’

Redação com web

O presidente venezuelano Nicolás Maduro pediu, em “portunhol”, o apoio dos brasileiros à Venezuela, convocando-os às ruas em defesa da “paz e soberania”, enquanto agradecia ao MST por um boné recebido. O apelo ocorre em meio ao aumento da presença militar dos EUA na região, sob operações contra o narcotráfico. Paralelamente, a opositora María Corina Machado, recém-vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2025, convocou uma marcha internacional pela paz e liberdade, prevista para acontecer em mais de 20 países.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu o apoio dos brasileiros, em português, durante seu programa de TV nesta quinta-feira (4).

“A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano”, declarou o líder chavista, aventurando-se no “portunhol”.

“Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Eu falo para vocês toda a verdade: temos direito à paz com soberania. Que viva o Brasil”, acrescentou.

O apelo foi feito depois que Maduro agradeceu ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por ganhar um de seus bonés.

O discurso também ocorre em um momento de tensão para Caracas, com o aumento repentino da presença militar dos EUA perto do país latino-americano.

Sob o pretexto de travar uma “guerra contra os cartéis de drogas”, o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou uma série de ataques contra embarcações no Caribe e no Pacífico, suspeitas de envolvimento com o narcotráfico.

Enquanto Maduro apela por apoio externo, a líder opositora venezuelana María Corina Machado, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2025, convocou seus compatriotas dentro e fora do país a se juntarem a uma marcha pela paz e liberdade no próximo sábado (6).

A ação, organizada pelo movimento Comando com a Venezuela, deve ocorrer em mais de 20 países e 80 cidades.

Às vésperas da cerimônia de entrega do Nobel em Oslo, Machado afirmou que o reconhecimento internacional simboliza a “resistência e a dignidade de cada venezuelano”.

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas