Assine a newsletter
Maceió será sede da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20
Divulgação
Maceió

Maceió será sede da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20

Assessoria

Maceió será sede da 1ª Reunião das Mulheres Parlamentares do P20, que é uma plataforma potente e singular para que os parlamentos dos países do G20 contribuam nos debates das questões globais. As mulheres parlamentares das nações integrantes do G20 e dos países convidados irão debater os temas prioritários da cúpula deste ano: mudança do clima e desenvolvimento sustentável; inclusão social e combate à fome e à pobreza; e reforma das instituições globais. O encontro será realizado nos dias 1º e 2 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, uma das cidades-sede do G20.

Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o encontro será uma oportunidade para ampliar a participação das parlamentares em discussões que estão no centro das atenções mundiais.

Mais de 200 autoridades nacionais e internacionais foram convidadas para a reunião das mulheres parlamentares. Além das parlamentares dos países do G20 e dos países convidados para a Cúpula de Líderes, integram a lista todas as deputadas federais e senadoras do Brasil, parlamentares do Mercosul, dos países de língua portuguesa, bem como presidentes de parlamentos internacionais e de organismos internacionais, como a União Interparlamentar e a ONU.

A programação contará com sessões de trabalho sobre o papel das mulheres na justiça climática e na sustentabilidade ambiental; iniciativas para incremento da participação política das mulheres e o fortalecimento da democracia; e a promoção da igualdade de gênero, autonomia econômica das mulheres e superação do racismo. Além das sessões de trabalho conjunto, as parlamentares terão oportunidade de realizar reuniões bilaterais, para intercâmbio de experiências e informações sobre temas de interesse mútuo.

A diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, Mariana Barreiras, falou sobre o trabalho na organização do evento. “Estamos há meses dedicados a esse projeto, com a consciência de sua grandiosidade, já que projeta o Brasil e seu Nordeste para o mundo. Quatro organismos internacionais – União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul – e 26 países confirmaram participação. Ou seja, estamos falando de mais de 170 mulheres deputadas e senadoras debatendo temas centrais para o mundo, como justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades”, explicou Mariana.

Assessoria

Notícias relacionadas