Assine a newsletter
Maceió recebe executivo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para troca de experiências
Divulgação
Maceió

Maceió recebe executivo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para troca de experiências

Assessoria

A Defesa Civil de Maceió recebeu, nesta quinta a sexta-feira (28 e 29), o tenente-coronel Rafael Luft, executivo da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A visita teve como objetivo estudar e entender as metodologias, tecnologias e processos aplicados à captura, análise e interpretação de imagens aéreas, além de outras atividades desenvolvidas pelo órgão.

Durante a visita, o tenente-coronel Luft conheceu a base da Defesa Civil de Maceió, onde está instalado o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta (CIMADEC), setor do órgão que monitora a situação dos bairros afetados pelo afundamento do solo, bem como emite os alertas relacionados às chuvas na capital. Ele também verificou como acontece o monitoramento e quais são as tecnologias envolvidas nele.

“A Defesa Civil de Maceió foi a equipe mais valente, qualificada e que mais nos ajudou no Rio Grande do Sul diante dos desastres que enfrentamos, e nos deixou um legado. Queremos levar essa expertise para lá, pois já nos mostraram todo o potencial”, destacou o tenente-coronel Luft.

Além de conhecer a base, o executivo realizou avaliação de tecnologias e equipamentos, verificou como são as metodologias de captura de imagens, processamento e análise de dados, e como esses dados são aplicados em diferentes áreas.

Nas visitas de campo, Luft visitou os bairros afetados pelo afundamento do solo por consequência da extração de sal-gema da mineradora Braskem, e ainda o bairro do Fernão Velho, para entender como funciona o monitoramento de encostas com o Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System – GNSS).

Na oportunidade, a equipe que o recebeu também realizou uma visita à Grota do Aterro, no bairro Novo Mundo, para apresentar o trabalho realizado pelos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) nas regiões de vulnerabilidade social.

O executivo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul finalizou as atividades em Maceió sendo recebido pelo secretário do Gabinete Civil de Maceió, Felipe Lins, que colocou a Prefeitura de Maceió à disposição.

“Somos solidários com toda a tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul e fico muito feliz em escutar seu depoimento em relação à nossa Defesa Civil Municipal. Não tenha dúvida de que estamos sempre disponíveis para acolher e auxiliar no que for preciso”, disse o secretário.

Defesa Civil de Maceió no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil de Maceió já realizou missões no estado gaúcho em duas ocasiões. A primeira ocorreu no mês de setembro de 2023, e a segunda em maio deste ano. As equipes auxiliaram a Defesa Civil do RS nas ações de reconstrução e restabelecimento, após as fortes chuvas que atingiram várias cidades gaúchas.

Os técnicos atuaram na identificação e mapeamento das regiões afetadas, nos encaminhamentos necessários para os benefícios e demais necessidades. Com um corpo técnico especializado, o órgão tem atuado com responsabilidade e eficiência em Maceió e, em missões em outros estados como o Rio Grande do Sul e São Paulo.

“Agradecemos do fundo do coração todo apoio. Essas pessoas são de uma capacidade extraordinária. Aprendemos com eles lá no Rio Grande do Sul e queremos aprender mais”, finalizou o tenente-coronel Rafael Luft.

Assessoria

Notícias relacionadas