
Lula ganharia de todos os candidatos no 2º turno em 2026
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (9) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria todos os nove possíveis adversários em um segundo turno nas eleições de 2026. Lula aparece à frente de nomes como Jair Bolsonaro (46% a 36%), Tarcísio de Freitas (45% a 33%), Michelle Bolsonaro (46% a 34%), Ciro Gomes (41% a 32%) e outros governadores e políticos de destaque. O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 2 e 5 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais e 95% de confiança.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria nove adversários diferentes em um segundo turno das eleições do ano que vem. É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest realizada este mês no Brasil e divulgada nesta quinta-feira, 9.
Em um primeiro cenário, Lula receberia 41% dos votos e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) teria 32%. A porcentagem de quem votaria em branco, nulo ou que não votaria seria de 24%. Indecisos somariam 3%. Em um segundo cenário, o petista teria 46% dos votos contra 36% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 16% das pessoas votariam em branco, nulo ou não votariam e 2% ficariam indecisas.
O levantamento também levou em conta um terceiro cenário em que o petista aparece com 45% dos votos e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 33%. Neste cenário, as pessoas que votariam em branco, nulo ou que não votariam somam 19% e os indecisos seriam 3% da população. Em uma quarta possibilidade de confronto, Lula teria 46%, enquanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro receberia 34% dos votos. Brancos, nulos e não votantes seriam 18% do eleitorado e 2% ficariam na indecisão.
Em um quinto cenário, o atual presidente aparece com 44% contra 31% do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). 22% representam votos brancos, nulos e não votantes e 3% são os indecisos. Em um sexto cenário, Lula teria 47% dos votos contra 32% do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Aqueles que votariam em branco, nulo ou que não votariam somam 18% e os indecisos são 3%.
Em um cenário contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula teria 46% dos votos e o adversário, 31%. Brancos, nulos e não votantes seriam 20% e 3% seriam os indecisos. Em uma outra hipótese levantada pelo estudo, o atual presidente disputaria o segundo turno das eleições de 2026 com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). O resultado ficaria em 46% contra 31% dos votos, respectivamente. 20% votariam em branco, nulo ou não votariam e 3% ficariam indecisos sobre em quem votar na disputa.
Em um último cenário, a pesquisa mostrou que Lula, que teria 45% dos votos, também venceria o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), que receberia 22% dos votos. Neste cenário, votos em branco, nulo ou não votantes somariam 29% e os indecisos seriam 4% do eleitorado brasileiro.
Foram ouvidas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.