Lula fala com a presidente do México reafirma disposição para acordo comercial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, em conversa com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, o compromisso de concluir um novo acordo comercial entre os dois países para fortalecer a parceria econômica. Sheinbaum demonstrou interesse na cooperação brasileira em etanol e programas sociais, enquanto Lula destacou o potencial de integração entre América Latina e Sudeste Asiático. Ambos celebraram o bom momento das relações bilaterais e planejam um encontro em breve.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta sexta-feira, em telefonema com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, sua disposição de concluir novo acordo comercial entre os dois países.
“Reafirmei a nossa disposição de concluir novo acordo comercial com o México, a fim de aprofundar a parceria econômica entre nossos países”, disse Lula em uma publicação no X.
“Relatei a produtiva viagem que fiz à Ásia e ressaltei o potencial de cooperação entre a América Latina e o Sudeste Asiático.”
De acordo com Lula e com nota divulgada pelo Palácio do Planalto sobre o telefonema, Sheinbaum manifestou interesse na cooperação brasileira na produção de etanol, para atender à crescente demanda interna, e também na implementação de programas sociais de combate à fome e à pobreza.
“Celebramos o bom momento da relação Brasil-México e concordamos em nos reunir tão logo seja possível”, disse Lula, no post na rede social.
No fim de agosto, após se reunir com Sheinbaum, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que Brasil e o México planejavam assinar acordos comerciais complementares no ano que vem e assinaram acordos preliminares em agricultura, saúde e biocombustíveis.