Assine a newsletter
Litoral Norte SP tem praias paradisíacas para todos os gostos
Foto: Divulgação
Turismo

Litoral Norte SP tem praias paradisíacas para todos os gostos

Metrópoles

Com orlas gigantes ou pequenas, movimentadas ou pacatas, de tombo ou verdadeiras piscinas, as praias da Mata Atlântica impressionam

O Litoral Norte de São Paulo tem cinco cidades com mais de 225 quilômetros de praias paradisíacas com todo o tipo de características. Orlas gigantes, pequenas, movimentadas, pacatas, mar de tombo ou verdadeiras piscinas… As praias da Mata Atlântica impressionam.

As cidades são, de São Paulo ao Rio de Janeiro: Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela, e Ubatuba. E a rodovia que liga todas é a Rio-Santos, mas para se chegar nela, indo de São Paulo, é preciso pegar a Dutra ou a Ayrton Senna, Anchieta ou Imigrantes, Mogi-Bertioga, Oswaldo Cruz ou Tamoios.

Bertioga

Para quem vai para Bertioga, a partir de São Paulo, em menos de 2 horas, a maresia já começa a ser sentida e são várias as opções de paraísos, além de São Lourenço, muito conhecida pela Riviera. São 33 quilômetros de areia e mar. Algumas das suas praias mais bonitas são: Guaratuba, Itaguaré, Boraceia, Indaiá, Enseada, Maitinga e Vista Linda.

Sossegadas com poucos quiosques, movimentadas com bares e agitação, orlas gigantes ou pequenas próprias para famílias com crianças. E várias contam com um grande charme do Litoral Norte de São Paulo: rios com mangues desaguando no mar. Sim, águas salgada e doce no mesmo lugar.

São Sebastião

Conforme vamos subindo a Rio-Santos, a água vai ficando mais fria e as paisagens ainda mais verdes.

Mesmo na movimentada São Sebastião, fora dos feriados, férias e finais de semana com solzão, as praias de Maresias, Juquehy, Baleia, Camburi, Guaecá, Paúba, Barra do Sahy, Boiçucanga, Barequeçaba, Toque Toque, que são verdadeiros tesouros, ficam silenciosas e bem paradisíacas.

As praias são limpas, próprias para banho. Algumas de tombo e outras piscinas.

Caraguatatuba

Subindo a Rio-Santos, chegamos em Caraguatatuba, Caraguá, Caraguatachuva… Chame do apelido mais carinhoso que quiser. Afinal, não tem como não amar as praias da Cocanha, Tabatinga, da Freira, Martim do Sá, Mococa, Prainha, Capricornio, Massaguaçu, e tantas outras.

Ilhabela

Parte do charme da região são os passeios de barco, lancha, escuna e, claro, a balsa para Ilhabela, que sai do centro de São Sebastião.

Vamos à lista das melhores praias? Bonete, Castelhanos, Curral, Julião, Jabaquara, Fome, Pedra do Sino, Feiticeira, Pinto e Perequê. Ah! Reforce o repelente porque só tem esse incômodo em toda a ilha, que é bem pequena e dá pra fazer muita coisa de bike. De carro, então, dá pra conhecer tudinho.

Ubatuba

Isso tudo e ainda nem chegamos à Ubatuba, a mais distante de todas, para quem sai de São Paulo, mas das mais bonitas. Aqui, realmente, há muitas praias que parecem nem ter sido tocadas ainda, de tão silenciosas.

Itamambuca, Domingas Dias, Félix, Toninhas, Prumirim, Ubatumirim, Almada, Lázaro, Cedro, Fortaleza, Vermelha, Puruba, Perequê-Açu e a grande joia: Núcleo Picinguaba. Um verdadeiro tesouro do Parque Estadual da Serra do Mar. A quatro horas de carro de São Paulo ou do Rio. Sim, o meio do caminho. Talvez seja por isso que este lugar é tão especial.


Metrópoles

Notícias relacionadas