Assine a newsletter
Jornada da Gestão Escolar encerra atividades com debate sobre saúde mental na educação
Divulgação
Maceió

Jornada da Gestão Escolar encerra atividades com debate sobre saúde mental na educação

Assessoria

Após três dias de extensa troca de conhecimentos e capacitação terminou, nesta quinta-feira (6), a Jornada da Gestão Escolar . O evento foi dirigido aos diretores e vices de escolas e creches municipais, sendo promovido pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed) e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes).

 Com o tema “As diferentes dimensões da gestão escolar para a promoção da qualidade com equidade da educação no cotidiano escolar”, o evento debateu planejamento, estratégias, liderança e trabalho colaborativo, com foco na aprendizagem e no bem-estar da comunidade escolar.

A cerimônia de encerramento teve foco no direito das crianças e adolescentes e em como a escola deve ser um ambiente seguro para o público. O evento contou com a participação de diretores e vices de unidades escolares e demais profissionais que abordaram temas relacionados à educação como saúde mental e segurança.

Regis de Souza é diretor da Escola Municipal Luiza Suruagy. Ele contou que é muito importante que os servidores da Educação discutam temas como inclusão, questões sociais e acesso à educação.  “Acho que a escola precisa pensar, a formação precisa estar nesse sentido da continuidade para que a gente sempre se lembre que a escola é um direito de todos, e esse olhar especial dos gestores para com a inclusão de verdade”, disse.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed destacou que a jornada abordou vários assuntos pertinentes à formação dos profissionais da educação que lidam com a administração das unidades de ensino municipais.

 “Falamos hoje sobre a educação inclusiva, que é um tema muito importante na educação e estamos muito felizes com o resultado desses três dias de Jornada de Gestão Escolar junto com a Fundepes. Agora, vamos nos preparar para o início do ano letivo, que já acontece na próxima semana, e começar 2025 com o pé direito”, afirmou Marina Toledo.

A coordenadora-geral do programa de Formação Continuada da Fundepes ressaltou a importância da iniciativa em abordar a saúde mental e a criação de redes de proteção para crianças e adolescentes, com um olhar especial para a inclusão.

“O diretor tem que entender as dimensões da gestão escolar, como gerir uma escola com 400, 600, até mil alunos, e administrar a vida de todas essas pessoas, além de manter uma relação com a família e a comunidade escolar”, pontuou.

Assessoria

Notícias relacionadas