
Associação Amigos em Ação promove jogos solidários neste sábado
Não é segredo para ninguém que a pessoa idosa demanda um cuidado diferenciado e constante, e nem toda família tem essa estrutura, e às vezes, muitas delas até os abandonam nessa fase, ficando assim a cargo dos “abrigos” acolherem essas pessoas. No Clima Bom, a 'Associação Amigos em Ação’ vem a anos acolhendo pessoas idosas de diversas partes do município e estado, mas passa por dificuldades estruturais, sendo assim, para arrecadar fundos e continuar funcionando, a instituição promove neste sábado a primeira edição dos ‘Jogos Solidários’.
Os jogos acontecem neste sábado, 13, às 18h30, na escola Amigos em Missão, situada na Rua Professor Humberto Vilela, 2111, Clima Bom, a taxa para participar do evento é R$10,00 + 1kg de alimento não perecível e todos os recursos arrecadados serão destinados ao abrigo de idosos Amigos em Missão. Os Jogos Solidários compõem uma gincana, preparada pela Agência CriaRP, projeto este, voltado para os estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio.
“O evento levará às escolas diversos jogos, incluindo as versões físicas de alguns desses jogos que os alunos geralmente brincam online por meio de aplicativos, para proporcionar momentos de diversão, competição e aprendizado sobre ajuda ao próximo”, conta Emília Alves, uma das idealizadoras do projeto e coordenadora da escola Amigos em Missão e Associação Amigos em Ação.
A equipe da CriaRP ficará a cargo de montar as brincadeiras, os participantes formarão equipes com no máximo 10 pessoas e assim competirão umas com as outras. Os vencedores irão ser premiados com medalhas pela vitória. Os critérios de pontuação serão as vitórias em cada jogo e também pontuará também a equipe que mais arrecadar alimentos.
Os jogos que farão parte desse evento, assim como para toda gincana, é estimular fisicamente e cognitivamente os estudantes, a partir de diversas brincadeiras que estimulam agilidade, pensamento lógico e criatividade. E para capturar ainda mais esses jovens, além de jogos mais tradicionais, como jogos de mesa, serão reproduzidos fisicamente jogos de aplicativos de celular, com diversos níveis de dificuldade.
Dayanne Amaral, também idealizadora do projeto, conta que esses jogos serão direcionados aos alunos de acordo com o nível de desenvolvimento desses estudantes, podendo ser divididos entre ensino infantil, fundamental e médio, ou por idades. “Com isso buscamos proporcionar diversão e aprendizado, adequando as atividades para que todos, independente do tamanho ou idade, possam participar”, disse.
O objetivo é oferecer às escolas um projeto que une diversão e aprendizado aos alunos, em atividades que os tirem das telas dos celulares, e arrecadar alimentos não perecíveis para a Associação Amigos em Ação, um lar de longa permanência para idosos. A instituição, sem fins lucrativos, existe desde 2010, no bairro do Clima Bom, atendendo a mais de 200 idosos ao longo desses 15 anos, e se mantém com o auxílio da comunidade e de doações de parceiros.