
Incêndios florestais em Los Angeles forçam 30 mil a deixarem casas
Um incêndio declarado na manhã desta terça-feira, 7, causou destruição em bairros de Los Angeles, na Califórnia (EUA), e forçou 30 mil pessoas a serem evacuadas. De acordo com as autoridades, 1200 hectares de Pacific Palisades, uma luxuosa comunidade nas proximidades de Santa Mônica, foram arrasados pelas chamas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 250 agentes estão no combate ao fogo por ar e terra. “O incêndio se alimenta de uma combinação de fortes ventos e pela topografia, que desafia o nosso pessoal de forma extrema”, pontuou Kristin Crowley, chefe da corporação. Mais de dez mil casas estão ameaçadas.
A gravação compartilhada nas redes sociais mostra uma rua de Pacific Palisades onde as casas foram tomadas pelas chamas. Outras imagens exibem a destruição nas margens da rodovia Califórnia-1, conhecida como Pacific Coast Highway. De acordo com a “CBS”, o trecho da estrada que passa por Malibu foi interditado.
Ainda, imagens de estruturas desabando após queimarem e pessoas atravessando de carro estradas tomadas pelas chamas repercutiram nas redes sociais.
Um vídeo de dois homens e um cachorro em uma residência onde a área externa foi tomada pelas chamas também foi compartilhado. A identidade dos dois indivíduos e a situação da dupla não são conhecidas.
O incêndio começou em um ambiente de baixa umidade e foi propagado por ventos fortes que são característicos dessa parte do ano na Califórnia.
Nas redes sociais, o ator Mark Hamill, conhecido por interpretar Luke Skywalker na franquia Star Wars, compartilhou que precisou deixar sua casa na área afetada pelas chamas. “Incêndio mais terrível desde 1993”, pontuou o artista.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, chegou a Pacific Palisades para um giro de reconhecimento, e informou que o governo federal enviará recursos para reforçar os trabalhos contra as chamas.
“Vi em primeira mão o impacto destes ventos turbulentos e das brasas, bem como o número de estruturas destruídas”, disse Newsom em entrevista coletiva.
“Não são poucas, muitas estruturas foram destruídas”, acrescentou.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, se juntou ao coro nas redes sociais para pedir aos moradores que obedeçam às instruções de evacuação.
O presidente Joe Biden estava na Califórnia para anunciar a criação de dois novos monumentos nacionais, mas o evento foi cancelado devido ao vento, assim como a estreia em Los Angeles do filme “Imparável”, protagonizado por Jennifer Lopez.
Incêndios florestais são frequentes no oeste dos Estados Unidos e desempenham um papel importante no ciclo da natureza, mas cientistas advertem que as mudanças climáticas alteram os padrões e criam climas extremos, com secas mais prolongadas e intensas e incêndios mais vorazes e rápidos.
*Com informações da AFP