Identificado primeiro caso de Ébola na França
Trata-se de um médico que estava em missão humanitária na República Democrática do Congo.
Autoridades anunciaram nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de ebola em território francês. Trata-se de um médico que estava em missão humanitária na República Democrática do Congo (RDC), país que enfrenta um surto de ebola que já provocou mais mil casos de infecção e 267 mortos.
O Ministério da Saúde confirmou a “identificação de um primeiro caso positivo” do vírus. O doente foi atendido imediatamente após a sua chegada ao território francês e transferido para um centro hospitalar especializado em doenças infecciosas de elevada transmissibilidade.
Em comunicado, o ministério indicou que o paciente está em isolamento e que as autoridades avaliam possíveis contatos do médico com outras pessoas.
A nota acrescenta ainda que o risco para a população europeia continua a ser baixo. A RDC enfrenta o 17° surto da doença, declarado em 15 de maio. O vírus também já foi detetado em Uganda.
Este caso é o primeiro a ser identificado fora do continente africano desde o início da epidemia.
Não há qualquer vacina ou tratamento para este surto de ebola, transmitido pelo vírus Bundibugyo.
Em junho, a Organização Mundial de Saúde reconheceu que a transmissão da doença está aumentando, apesar do reforço das medidas sanitárias.
Ainda assim, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) mantém a avaliação de risco como baixo para a população em geral na Europa.