Assine a newsletter
Hospital da Cidade transforma conscientização em cuidado com ação lúdica sobre direitos da criança
Divulgação
Maceió

Hospital da Cidade transforma conscientização em cuidado com ação lúdica sobre direitos da criança

Redação com assessoria

O Hospital da Cidade, sob gestão do Maceió Saúde, realizou a ação “Amarelinha dos Direitos” nesta quarta-feira (8), unindo brincadeira e conscientização sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Idealizada pelo Serviço Social, a atividade promoveu reflexões entre os profissionais sobre o cuidado integral e humanizado às crianças. A iniciativa integra a Semana da Criança, que inclui atividades lúdicas na UTI Pediátrica, reforçando o compromisso do hospital com um atendimento acolhedor e sensível às necessidades dos pequenos pacientes.

Um chão colorido, perguntas inspiradoras e a vontade de fazer mais por quem precisa. Foi assim que o Hospital da Cidade, sob a gestão do Maceió Saúde, promoveu nesta quarta-feira (8), uma ação especial com os colaboradores, unindo leveza e conscientização. Batizada de “Amarelinha dos Direitos”, a atividade utilizou o tradicional jogo infantil como ponto de partida para discutir, de forma lúdica e interativa, os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Idealizada pelo Serviço Social da unidade, a ação integra a Semana da Criança e sensibiliza os profissionais de saúde sobre a importância de reconhecer e garantir os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, dentro e fora do ambiente hospitalar.

Hospital da Cidade promove, ao longo desta semana, atividades especiais para as crianças internadas na UTI Pediátrica. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Hospital da Cidade promove, ao longo desta semana, atividades especiais para as crianças internadas na UTI Pediátrica. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

 

“Ao promover debates como esse, reforçamos o papel social do hospital, que vai muito além da assistência física. É também sobre respeito, proteção, escuta e acolhimento. Afinal, brincar também é um direito garantido por lei. E foi brincando que trouxemos essa reflexão, tão importante para quem cuida e para quem é cuidado”, afirmou Marília Rocha, assistente social do Hospital da Cidade.

 

A dinâmica propôs aos participantes perguntas sobre os direitos assegurados pelo ECA, como acesso à saúde, educação, dignidade e proteção. "Mais do que uma atividade simbólica, o momento gerou reflexões profundas sobre o papel do hospital na promoção de um cuidado verdadeiramente integral. Além de promover integração entre os profissionais, a atividade fortaleceu o compromisso coletivo com a humanização no atendimento, especialmente nas unidades pediátricas, onde o acolhimento emocional se torna essencial para o processo de recuperação", detalhou a diretora-presidente do Maceió Saúde, Camila Porciúncula.

 

Os ganhos para os pacientes são diretos. Equipes mais conscientes e engajadas tendem a oferecer um cuidado mais sensível, atento às necessidades individuais e ao contexto social de cada criança. "A iniciativa contribui para um ambiente hospitalar mais afetivo, onde o brincar e o bem-estar fazem parte do tratamento", acrescentou Marília Rocha.

Profissionais fizeram atividade de pintura com pacientes internados na UTI pediátrica. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

Profissionais fizeram atividade de pintura com pacientes internados na UTI pediátrica. Foto: David Silas/ Ascom Maceió Saúde

 

O Serviço Social está promovendo, ao longo desta semana, atividades especiais para as crianças internadas na UTI Pediátrica. A programação inclui atividades com pintura, visitas de personagens infantis, sessões de terapia ocupacional e lanches temáticos, oferecendo um alívio emocional e criando memórias positivas, mesmo em meio ao tratamento.

 

O Hospital da Cidade é gerido pelo Maceió Saúde, organização privada sem fins lucrativos que atua na modernização e fortalecimento da rede pública de saúde de Maceió. Por meio de uma gestão eficiente e comprometida com a qualidade, a instituição vem se consolidando como referência em cuidado humanizado e práticas inovadoras, sempre com foco no que realmente importa: a vida das pessoas.

Redação com assessoria

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas