
Governo de Alagoas promove inédita Caminhada da Pessoa Idosa na Ponta Verde
No próximo domingo (5), o Governo de Alagoas realiza a 1ª Caminhada da Pessoa Idosa, na Rua Fechada da Ponta Verde, com percurso de 1,5 km. Gratuito e alusivo ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, o evento, promovido pela Secdef, tem como tema “Rumo à Longevidade” e busca incentivar o envelhecimento saudável por meio da atividade física, lazer e convivência, esperando reunir cerca de 300 participantes com apoio de diversas secretarias e entidades.
O Governo de Alagoas promove pela primeira vez a Caminhada da Pessoa Idosa, no próximo domingo (5), às 8h, na conhecida Rua Fechada, na Avenida Silvio Viana, na Ponta Verde, em um percurso de 1,5km.
Sob o tema Rumo à Longevidade, o evento, de iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), é gratuito e fomenta a importância do exercício físico para o envelhecimento ativo e a saudável.
Além de ser uma ação alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado na próxima quarta-feira (1º de outubro), a secretária Tereza Nelma (Secdef) explicou que a caminhada busca incentivar a atividade física para o envelhecimento saudável. “O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para a saúde física e mental, bem como oferecer um espaço de convivência e lazer como forma de combate ao isolamento social”, destacou Tereza Nelma.
Evento gratuito
A caminhada é um evento gratuito promovido pela Secdef para reafirmar a importância do exercício físico para a longevidade. A expectativa de participação é de aproximadamente 300 pessoas idosas, junto a familiares e sociedade civil.
O evento conta com o apoio das secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), da Saúde (Sesau) e da Prevenção à Violência de Alagoas (Seprev), bem como da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
A iniciativa é realizada em conformidade com a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/94), que visa promover a autonomia e a participação efetiva das pessoas idosas na sociedade, bem como com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/03).