
Governador de Alagoas lança Marca Nordeste na Feira Internacional de Turismo, na Argentina
O governador Paulo Dantas participou em Buenos Aires do lançamento da Marca Nordeste, iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com Embratur e Sebrae para promover internacionalmente o turismo integrado da região. A ação busca valorizar a diversidade cultural, natural e gastronômica dos nove estados, fortalecendo a imagem do Nordeste como destino completo e sustentável. Dantas destacou o crescimento do turismo, investimentos em infraestrutura como o aeroporto de Maragogi e o papel estratégico da região, enquanto Marcelo Freixo ressaltou que a marca abre caminho para mais visitantes, emprego e desenvolvimento.
O governador Paulo Dantas participou nesta segunda-feira (29), em Buenos Aires, na Argentina, do lançamento da Marca Nordeste – movimento inédito do Consórcio Nordeste, executado por meio da Câmara Temática do Turismo, que une esforços para promover o turismo de forma integrada, sustentável e com alto valor agregado.
A iniciativa une os nove estados da região em uma estratégia integrada de promoção internacional, consolidando um bloco turístico forte, com identidade própria e preparado para atrair ainda mais visitantes estrangeiros. A apresentação da marca foi feita esta tarde, no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), na Feira Internacional do Turismo da América do Sul (FIT), que acontece até esta terça-feira (30), na capital argentina.
Fruto de parceria entre o Consórcio Nordeste, Embratur e Sebrae, a marca busca apresentar ao mundo a riqueza de experiências autênticas e a diversidade cultural, as praias e o sertão, o patrimônio histórico e a gastronomia singular que compõem o DNA da região. “A proposta é reforçar a imagem do Nordeste como um destino completo, com sol o ano todo, mas também com opções para todos os gostos e perfis de viajantes”, ressalta o consórcio, em nota.
A Secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, que não pôde comparecer ao evento devido a uma restrição médica que impediu sua viagem, disse que a criação da Marca Nordeste é um sonho antigo do consórcio, que está virando realidade. “Representantes dos nove estados estarão unidos na promoção integrada das experiências e produtos turísticos, que é o nosso grande objetivo para consolidar o destino Nordeste”, destaca Bárbara Braga, que também coordena a Câmara Temática do Turismo do Consórcio Nordeste.
Representando os governadores do Nordeste, Paulo Dantas disse que estava feliz não apenas como governador, mas como cidadão latino-americano, que acredita no poder da união entre os povos. “Vivemos um momento em que o mundo inteiro sente os efeitos da polarização. Por isso, mais do que nunca, precisamos reafirmar os valores universais que nos unem: a tolerância, o respeito ao outro, a soberania de cada nação, a democracia, o amor e a paz. Só com diálogo e cooperação construiremos um futuro de prosperidade compartilhada”, ressaltou.
Paulo Dantas lembrou ainda que o Nordeste é parte fundamental da transformação pela qual passa o país. “Temos energia limpa e renovável, com parques eólicos e solares que são referência mundial; agricultura familiar forte e inovadora, que garante segurança alimentar e gera renda para milhões de famílias; logística eficiente e posição geográfica estratégica, que nos colocam como ponte natural entre o Brasil, a América Latina, a África e a Europa; e riqueza cultural e capital humano, que transformam diversidade em criatividade e desenvolvimento."
No campo turístico, o governador de Alagoas lembrou que nos últimos três anos, o Nordeste mais que dobrou o número de chegadas internacionais, saindo de 146 mil turistas em 2022, para mais de 330 mil em 2024. "Em 2025, já superamos 294 mil visitantes até agosto, o que deve nos levar a mais de 400 mil até o final do ano", ressaltou.
Ele lembrou que, em Alagoas, o turismo já emprega mais de 8% da população. “Estamos construindo o maior aeroporto em obras do Brasil, em Maragogi — o Costa dos Corais. Nosso Aeroporto Zumbi dos Palmares bateu recorde: quase 10 mil voos, 1,3 milhão de passageiros só em 2024”, destacou.
Paulo Dantas aproveitou para destacar a importância da criação da Marca Nordeste para o turismo da região. “Criamos – Consórcio Nordeste e o Sebrae Nacional – uma marca forte, moderna, cheia de significado. Inspirada em exemplos que deram certo, como a Escandinávia, que promove bem-estar, ou o Leste Europeu, com suas experiências culturais acessíveis.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com a participação no lançamento e o apoio à Marca Nordeste, a Embratur reforça sua missão de promover o Brasil no exterior de forma integrada, inovadora e alinhada às tendências do turismo mundial. Segundo ele, a ação abre caminho para um novo ciclo de crescimento, com mais turistas, mais emprego e renda e mais desenvolvimento para toda a região.
“O Nordeste vem se consolidando no turismo internacional. Os viajantes saem de seus países em busca exatamente do que essa região oferece: resorts em praias paradisíacas, experiências culturais genuínas, voos diretos, gastronomia, contato com uma natureza fascinante, infraestrutura e, principalmente, a receptividade e a hospitalidade do povo nordestino”, destacou Freixo.
O evento também contou com a presença do diretor executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, o embaixador do Brasil na Argentina, Júnior Bitelli, e secretários de turismo de diversos estados nordestinos.
FIT América Latina
Realizada em Buenos Aires, a FIT é considerada o mais importante encontro de turismo da América do Sul, reunindo operadores, distribuidores, companhias aéreas e viajantes de toda a região. O Brasil participa desde a primeira edição e, em 2025, reforça seu protagonismo ao transformar o evento em vitrine de integração e cooperação regional.
Com recordes de participação, diversidade de destinos e campanhas inovadoras, a Embratur projeta um Brasil que atrai visitantes e se consolida como elo entre os povos da América do Sul.