Assine a newsletter
Goiânia é a capital que menos utiliza o transporte coletivo
Foto: Divulgação
Brasil/Mundo

Goiânia é a capital que menos utiliza o transporte coletivo

Curta mais

Mobilidade urbana

Quase metade da população de Goiânia se desloca diariamente de carro, segundo dados do levantamento “Viver nas Cidades – Mobilidade”, realizado em parceria pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e a empresa de pesquisa Ipsos.

De acordo com o estudo, 41% dos moradores utilizam veículo próprio, enquanto 10% recorrem a aplicativos de transporte, como Uber e 99. Entre as dez capitais mais populosas do Brasil, Goiânia se destaca por ser a cidade que mais depende do transporte privado e, ao mesmo tempo, a que menos utiliza o transporte público coletivo.

Goiânia é a capital que menos utiliza o transporte coletivo

(foto: reprodução/ internet)

Descobrir mais

Goiânia

Curta Mais - Cafeteria, Coworking, Hub e Endereço Fiscal & Negócios

veículo

Curta Mais

veículos

CURTA MAIS

Veículo

Goiânia a única com mais usuários de carros do que do transporte coletivo

O levantamento, que coletou informações por meio de entrevistas online, aponta que Goiânia é a única capital brasileira onde o número de pessoas que usam carro próprio supera o de usuários do transporte coletivo. Especialistas em mobilidade urbana destacam que a dependência do transporte individual reflete questões estruturais, como a dispersão urbana, a infraestrutura viária voltada para carros e a oferta limitada de transporte público eficiente.

O estudo aponta ainda que, entre as capitais mais populosas, Goiânia é a que mais depende do transporte privado, sendo a única onde carros próprios superam transporte coletivo. Os dados reforçam a importância de políticas voltadas para reduzir a dependência de veículos individuais e aumentar a eficiência do transporte público, visando tornar a mobilidade urbana da cidade mais sustentável e inclusiva.

Curta mais

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas