Fux pede pra deixar 1ª Turma do STF
Transfêrencia
O ministro do STF Luiz Fux, que até então julgava a trama golpista integrando a 1ª Turma do STF, pediu para ara ser transferido da 1ª Turma para a 2ª Turma da Corte.
O ministro encaminhou o documento com o pedido de transferência para o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, nesta terça-feira (21).
No documento, Fux cita o artigo 19 do Regimento Interno do STF para manifestar seu interesse em compor a 2ª Turma, "considerando a vaga aberta pela aposentadoria do Ministro Luís Roberto Barroso".
Veja o documento:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2025/8/A/52EkUOTLCvqSomxZSqjA/fuxxxx.jpg)
Fux pede para ser transferido à 2ª turma do STF — Foto: Reprodução
Atualmente, o ministro Luiz Fux integra a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por julgar os réus envolvidos na trama golpista. Também compõem essa turma os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Fux, no entanto, solicitou transferência para a 2ª Turma, que conta com os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça e Nunes Marques. Até recentemente, o ministro Luís Roberto Barroso.
Cada uma das duas turmas do STF é formada por cinco dos 11 ministros.
No início de setembro, a 1ª Turma condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete envolvidos na articulação golpista. A decisão teve quatro votos a favor da condenação e apenas um contrário, justamente o de Luiz Fux, que ficou isolado no julgamento.