Assine a newsletter
Financiamento climático é destaque na COP 30 Amazônia
Amazônia. Foto: Divulgação/Ibama — Foto: CBN
Meio Ambiente

Financiamento climático é destaque na COP 30 Amazônia

CBN

O evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, em parceria com a CBN, reuniu especialistas e autoridades de diversos segmentos.

O financiamento climático voltou ao centro das discussões internacionais e será um dos principais temas da COP 30 Amazônia, evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, em parceria com a CBN.

Durante a pré-COP, realizada em Baku, representantes de diversas nações se comprometeram a destinar US$ 300 bilhões por ano até 2035 aos países em desenvolvimento. O objetivo é apoiar ações voltadas à transição energética, à economia limpa e à preservação ambiental. No entanto, especialistas alertam que o montante ideal para atender plenamente às necessidades dessas nações seria superior: cerca de US$ 1,3 trilhão por ano.

A COP 30 Amazônia aconteceu em São Paulo onde reuniu especialistas e autoridades de diversos segmentos para antecipar temas que devem fazer parte da Conferência do Clima de novembro.

Entre os assuntos em destaque, ganhou força a discussão sobre o papel da iniciativa privada e do mercado de investimentos. Especialistas defenderam que o setor financeiro precisa não apenas financiar, mas também desenvolver teses de investimento que comprovem a viabilidade econômica de alocar capital em iniciativas verdes.

Embora reconheçam a importância dos bancos de desenvolvimento e de fomento, especialistas apontam que o futuro do financiamento climático depende, principalmente, da iniciativa privada. O desafio de atrair capital do setor privado para ações sustentáveis tem mobilizado países em desenvolvimento, como o Brasil.

Nesse contexto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem desempenhado um papel importante ao liderar o Círculo de Ministros da Fazenda da COP 30, grupo que discute estratégias para viabilizar o financiamento climático em escala global.

A COP30 começa em novembro, na cidade de Belém.

CBN

Notícias relacionadas