
Feriadão do Dia do Trabalhador em AL deve ser de chuva intercalada com tempo seco
Mau tempo vai se intensificar no sábado e no domingo, com risco de deslizamentos e alagamentos, principalmente na Região Metropolitana de Maceió.
Comemorado no dia 1º de maio, este ano o Dia do Trabalhador cai na próxima segunda-feira. Mas quem esperava aproveitar o feriadão na praia ou com outra atividade ao ar livre pode se frustrar, já que o tempo deve continuar chuvoso em Alagoas.
A previsão é de chuva em todo o estado durante o feriadão. Segundo o meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), as chuvas mais intensas já eram esperadas por causa do período chuvoso, que começou em abril e segue até agosto.
"No sábado e no domingo a previsão é de algumas pancadas de chuva no Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata. Isso nos preocupa porque, como o solo já está saturado, qualquer chuva mais intensa pode ser prejudicial por aumentar muito as chances de deslizamento de terra, já que as áreas de encostas ficam mais instáveis. A gente tem observado isso principalmente na Região Metropolitana", afirmou.
Todas as cidades de Alagoas estão sob alertas de chuva intensas e de acumulado de chuva. Nesta quinta-feira (27), em Maceió, o temporal deixou diversos pontos da cidade alagados e derrubou um monumento no Corredor Vera Arruda.
Assim como nos primeiros dias, os últimos dias desta semana também serão de chuvas.
"A previsão para o final do dia de quinta é de chuvas intercaladas com períodos de tempo seco, com maior intensidade no Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió, o Baixo São Francisco e na Zona da Mata. Nas outras áreas pode chover, mas pouco. Já na sexta o tempo deve ser um pouco mais seco, mas não o suficiente para secar o solo", explica Vinícius Pinho.
A continuidade das chuvas acende um alerta para deslizamentos e alagamentos, principalmente na Região Metropolitana de Maceió, onde as chuvas só devem perder força após o feriado.
"Para segunda ainda tem possibilidade de chuva, principalmente na metade Leste do estado. Vamos ter momentos bem instáveis de chuva intercalada com períodos de tempo seco", explicou.