
Família de Gabby Petito processa polícia
A família de Gabby Petito está processando a polícia de Utah em US$ 50 milhões – o equivalente a R$ 256 milhões segundo cotação atual, alegando que poderiam ter impedido sua morte. Em seu processo, de acordo com uma entrevista coletiva com a família realizada na quinta-feira (3), Nichole Schmidt e Joe Petito argumentam que sua filha estaria viva hoje se o Departamento de Polícia de Moab tivesse lidado melhor com a interação que teve em 12 de agosto de 2021 com ela e o noivo, Brian Laundrie, que a matou semanas depois.
De acordo com a revista People, o processo alega que a polícia interceptou o casal há mais de um ano – depois que um espectador relatou ter testemunhado uma briga doméstica entre eles – falhou com Gabby.
“A família gostaria que eu enfatizasse que o objetivo deste processo é honrar o legado de Gabby, exigindo responsabilidade e trabalhando por mudanças no sistema para proteger as vítimas de abuso doméstico e violência e prevenir tais tragédias no futuro”, disse o advogado James W. McConkie disse durante a conferência, capturada pela Fox 13 News, em Utah.
Dick Baldwin, que também representa os pais de Gabby, explicou na entrevista coletiva que o processo acusa a polícia de Moab de “identificar erroneamente Brian como vítima neste caso, quando claramente não era” durante o incidente de 2021. Além disso, a família afirma que a polícia “procurou intencionalmente brechas na lei de Utah para poder evitar a aplicação de leis não discricionárias no estado de Utah”.
Uma declaração de testemunhas não identificadas afirma que o oficial de Moab, Eric Pratt, era um suposto “abusador doméstico que abusou da autoridade e ameaças de violência para controlar e intimidar parceiros sexuais, deixando claro por que o oficial Pratt foi fundamentalmente tendencioso em sua abordagem à investigação: identificando-se com o agressor de Gabby, ignorando a vítima e seus ferimentos e procurando intencionalmente brechas para contornar os requisitos da lei de Utah e seu dever de proteger Gabby”.