Assine a newsletter
EUA tomarão medidas em breve contra traficantes de drogas venezuelanos, diz Trump
Divulgação
Brasil/Mundo

EUA tomarão medidas em breve contra traficantes de drogas venezuelanos, diz Trump

Redação com web

Donald Trump afirmou que os Estados Unidos passarão a deter “muito em breve” suspeitos de tráfico de drogas venezuelanos também por terra, ampliando ações que até agora se concentravam no mar. A medida faz parte da pressão do governo contra Nicolás Maduro, acusado por Washington de participar do narcotráfico — algo que o líder venezuelano nega. As forças americanas já realizaram mais de 20 operações contra embarcações suspeitas desde setembro, resultando em dezenas de mortes, e reforçaram sua presença no Caribe em meio ao aumento das tensões entre os dois países.

Os Estados Unidos começarão “muito em breve” a tomar medidas para deter suspeitos de tráfico de drogas venezuelanos em terra, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, na quinta-feira.

“Vocês provavelmente notaram que as pessoas não estão querendo fazer entregas por mar, e nós começaremos a detê-las por terra também. A terra é mais fácil, mas isso começará muito em breve”, disse Trump, falando virtualmente com membros do serviço militar dos EUA.

O Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O governo Trump está avaliando as opções relacionadas à Venezuela para combater o que tem sido retratado como o papel do presidente Nicolás Maduro no fornecimento de drogas ilegais que matam norte-americanos. Maduro negou ter qualquer ligação com o comércio ilegal de drogas.

Até o momento, as forças dos EUA na região têm se concentrado em operações antidrogas, embora o poder de fogo reunido seja muito maior do que o necessário para essas operações. As tropas dos EUA realizaram pelo menos 21 ataques a supostos barcos de drogas no Caribe e no Pacífico desde setembro, matando pelo menos 83 pessoas.

Relatos de ações iminentes proliferaram nas últimas semanas. Os militares dos EUA têm enviado forças para o Caribe em meio ao agravamento das relações com a Venezuela.

A Reuters, citando quatro autoridades norte-americanas, informou no sábado que os EUA estavam prestes a lançar uma nova fase de operações relacionadas à Venezuela.

Redação com web

Comentários

0 comentário(s)

Já tenho cadastro

Entre com seus dados para comentar.

Esqueci minha senha

Quero me cadastrar

Crie sua conta de leitor para participar das discussões.

Seja o primeiro a comentar esta notícia.

Notícias relacionadas