EUA suspendem emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, diz TV
Suspensão
Os Estados Unidos suspenderam a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, de acordo com a Fox News. Ainda não há informações sobre quais categorias de vistos estão incluídas na medida.
- Dinamarca e Groenlândia se encontram com JD Vance em reunião decisiva nesta quarta (14)
- Irã diz a aliados dos EUA que vai atacar bases americanas caso Trump faça ofensiva contra o país
A emissora informou ter obtido um documento do Departamento de Estado que instrui funcionários consulares a negar vistos enquanto a pasta revisa os procedimentos de triagem e verificação.
A ação teria como finalidade impedir a entrada de solicitantes que, de acordo com o governo, poderiam vir a depender de benefícios sociais ou gerar despesas para o setor público.
Países como Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também constam na lista.
Antes de reunião com Vance, Trump diz que OTAN deveria liderar processo para 'conquista' da Groenlândia
No dia em que o vice-presidente JD Vance se encontra com os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia na Casa Branca, o presidente Donald Trump publicou um recado à OTAN em sua rede social, Truth Social.
Apenas um em cada cinco americanos apoia esforços de Trump para adquirir Groenlândia, revela pesquisa
Trump voltou a afirmar que os Estados Unidos "precisam" da Groenlândia para sua segurança nacional e disse que a OTAN "deveria liderar o processo" para a conquista do território.
Trump ainda disse que se os EUA não anexarem a Groenlândia, a Rússia ou a China farão isso, o que ele não permitirá. O presidente ainda afirmou que a OTAN precisa dos EUA e "se torna muito mais formidável e eficaz com a Groenlândia nas mãos dos americanos". "Qualquer coisa menos que isso é inaceitável."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2026/F/U/ZxLRKfS2K9symsbUon5g/image-41-.png)
Trump fala sobre a Groenlândia antes de reunião do território e da Dinamarca com JD Vance. — Foto: Reprodução
A Groenlândia e a Dinamarca afirmam que o território não está à venda e rechaça as ameaças de uso da força, enquanto Trump alega que a ilha, estrategicamente localizada e rica em minerais, é vital para a segurança dos EUA e que os Estados Unidos devem mantê-la sob seu controle para impedir que a Rússia ou a China a ocupem.